quinta-feira, 15/janeiro
InícioPESSOASTrês perguntas paraTrês perguntas para: Carolina Pontes
PMS Hits para o hoteleiro
Votação troféus melhores da hotelaria

Três perguntas para: Carolina Pontes

Com raízes fincadas em Pernambuco e uma trajetória construída dentro da própria hotelaria, Carolina Pontes reúne vivência prática e visão estratégica na liderança comercial da Pontes Hotéis & Resorts. Formada em Administração de Empresas, com especialização em Marketing e pós-graduação em Finanças e Controladoria, a executiva cresceu vendo os hotéis como extensão de casa — percepção que molda sua forma de gerir pessoas, marcas e resultados.

Após iniciar a carreira no Programa de Trainee da rede, Carolina passou por diferentes áreas operacionais e administrativas dos empreendimentos e de outras empresas do Grupo Pontes. Ao longo de 16 anos na área financeira, desenvolveu uma leitura integrada do negócio, que hoje sustenta sua atuação à frente das áreas de Marketing, Vendas e Revenue Management.

Desde 2020 como diretora Comercial, ela lidera estratégias focadas em posicionamento de marca, desenvolvimento de produtos e crescimento sustentável, sempre com atenção à cultura local e à valorização das equipes.

Em participação na seção Três perguntas para, Carolina fala sobre os desafios de equilibrar resultados imediatos e planejamento de longo prazo no comando do Marketing & Vendas. Além disso, ela também detalha as estratégias para diferenciar os hotéis da rede em um mercado nordestino altamente competitivo e comenta sobre os resultados do fim de ano.

Hotelier News: Quais são os maiores desafios no comando do setor de Marketing & Vendas na hotelaria? Como é o processo para manter a casa em ordem no dia a dia e, ao mesmo tempo, pensar no futuro?

Carolina Pontes: O maior desafio é equilibrar curto, médio e longo prazo diariamente. Marketing e Vendas convivem com a pressão por resultado imediato, mas hotelaria é construção contínua de marca, relacionamento e reputação. Focar apenas no presente compromete relevância futura. Olhar só para o futuro compromete o caixa.
Manter a casa em ordem passa por processos claros, dados confiáveis, metas bem definidas e, principalmente, um time forte e engajado.

Na Pontes Hotéis & Resorts, acreditamos na força das pessoas e no alinhamento entre Revenue Management, Marketing, Vendas, Comercial e Operação. Quando essas áreas trabalham de forma integrada, respeitando seus tempos e dinâmicas, a estratégia deixa de ser discurso e vira execução sustentável.

HN: Pensando na forte concorrência da hotelaria nordestina, quais são as estratégias para colocar os empreendimentos da Pontes Hotéis & Resorts nos holofotes?

CP: Nosso foco não é disputar preço, é disputar relevância. O Nordeste tem produtos excelentes, então a diferenciação vem de identidade clara, consistência de entrega e experiência real.

Nos últimos anos, a Pontes Hotéis & Resorts vem investindo fortemente na evolução dos seus produtos, elevando a qualidade percebida e posicionando seus hotéis como referências no país. Apenas em 2025, realizamos 19 obras nos três empreendimentos da rede, com um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões.

Inauguramos uma nova área de eventos no Mar Hotel Conventions, com tecnologia e ambientes modernos, o Up Floor no Atlante Plaza, que traduz um conceito de sofisticação, exclusividade sem deixar de lado nossa cultura, e seguimos ampliando o portfólio premium do Summerville Beach Resort com um novo Bangalô com piscina privativa e serviços diferenciados.

Tudo isso é sustentado por um time altamente engajado e por um jeito muito próprio de receber, o Jeito Pontes, que transforma o hóspede em promotor da marca e gera visibilidade de forma saudável.

HN: Como foram os resultados da companhia no fim de ano? Qual a expectativa para o primeiro trimestre de 2026?

CP: O fim de ano foi bastante positivo, com alta ocupação e crescimento consistente acima do planejado. Os resultados refletem uma estratégia comercial mais madura, produtos bem posicionados e capacidade de execução do time.

Para o primeiro trimestre de 2026, a expectativa é de manutenção de bons níveis de ocupação, com foco em rentabilidade, mix de canais saudável e maior previsibilidade de receita. Continuamos investindo em nossos hotéis e nas equipes, com o objetivo de crescer com qualidade, proteger margem e consolidar a Pontes Hotéis & Resorts como referência nacional.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal

APP Investidor Accor
Resort Comandatuba
Realgems ameneties