Porto Alegre pode ser explorada por diferentes perspectivas, seja por terra ou pelas águas do Guaíba. Entre as opções mais buscadas por turistas estão a Linha Turismo, que percorre pontos históricos e culturais da capital gaúcha, e o tradicional passeio de barco no Cisne Branco, que apresenta a cidade sob outro ponto de vista.
A Linha Turismo opera com ônibus panorâmico e passa por parques, museus, áreas históricas e regiões emblemáticas de Porto Alegre. Com roteiro contínuo e paradas estratégicas, o serviço permite ao visitante ter uma visão geral da cidade, compreender sua organização urbana e conhecer seus principais cartões-postais em um curto período.
O passeio percorre os principais bairros e monumentos, como o Parque Farroupilha (Redenção), o Estádio Beira-Rio, a Orla do Guaíba e o Centro Histórico. No andar superior, que é aberto, o visitante tem uma visão privilegiada da arquitetura e da arborização da cidade. O sistema de áudio narra curiosidades sobre cada ponto, o que ajuda muito a contextualizar a cultura local.

Cisne Branco
Após circular pelas ruas, é hora de ver o horizonte da cidade de dentro da água. O Cisne Branco é um ícone de Porto Alegre e oferece uma experiência de navegação tranquila e charmosa.
O passeio percorre o Guaíba e oferece uma experiência mais contemplativa. Durante a navegação, o público acompanha a orla, o pôr do sol e a paisagem que evidencia a relação histórica de Porto Alegre com o lago, consolidando o passeio como uma das atividades mais simbólicas tanto para turistas quanto para moradores.
O barco navega pelo Delta do Jacuí, passando por entre as ilhas e oferecendo a vista mais famosa da cidade: o Gasômetro e o Cais Mauá sob a luz do sol. O Cisne Branco possui três salas, bar, banheiros e frequentemente conta com guias que explicam o ecossistema do Guaíba e a importância das ilhas.
Se puder, agende o passeio para o final da tarde. O pôr do sol no Guaíba é considerado um dos mais bonitos do Brasil, e assisti-lo de dentro do barco é uma experiência inesquecível.
(*) Crédito das imagens: Peter Kutuchian/Hotelier News













