Daniel Sanches, diretor Comercial da MHB Hotelaria, vive um momento de renovação pessoal e profissional após superar um câncer. Casado há 23 anos com Andrea e pai de David, de 16 anos, e Sophia, que completará 4 anos em outubro, ele reflete sobre a importância de sua família e do tempo juntos. “Essa semana já volto com o que gosto de fazer, que é caminhar, jogar tênis, ir ao clube com minha família”, conta ele, que está ansioso para retomar as atividades físicas após cinco meses de pausa devido ao tratamento.

Além da vida familiar e profissional, a fé é uma parte central do cotidiano de Sanches. “Sou evangélico e a fé é algo que cultivo desde novo”, compartilha. Engajado na igreja, ele auxilia no trabalho com crianças aos domingos e participa de reuniões semanais de leitura da Bíblia.

Com gosto por filmes de comédia e músicas que reforçam sua espiritualidade, Sanches destaca seu prazer em “experimentar novas comidas e pratos exóticos” durante suas viagens, sempre buscando viver novas experiências dentro e fora do trabalho.

Três perguntas para: Daniel Sanches

Hotelier News: Com as tendências de personalização da experiência do cliente ganhando cada vez mais força no setor hoteleiro, como a MHB Hotelaria tem adaptado suas estratégias comerciais para atender às expectativas dos hóspedes e se destacar em um mercado tão competitivo?

Daniel Sanches: Estamos sempre focados na melhora da experiência do cliente. Trabalhamos com foco nas avaliações, principalmente as negativas, onde buscamos ouvir e corrigir o que não agradou aos hóspedes. Estamos sempre em busca de novos produtos (enxoval, colchões, amenities, etc) para oferecermos a melhor experiência, mesmo nas bandeiras econômicas. Fazemos ações com entrega de água, chocolates, pão de queijo em datas especiais, como o Dia do Cliente, Natal, Páscoa, Dia do Pão de Queijo. Tentamos atender solicitações de early check-in, quando possível, o mesmo com late check-out. Nosso principal objetivo é que todos os nossos hóspedes tenham uma experiência positiva em qualquer um dos nossos hotéis.

HN: Diante da crescente importância das vendas digitais e dos canais de distribuição online para o setor, quais são as principais iniciativas da MHB Hotelaria em termos de marketing digital e como vocês estão maximizando as reservas diretas em comparação com as OTAs?

DS: Vim da Booking.com e sei da importância das OTAs para as vendas, inclusive as diretas. Mais de 25% dos hóspedes olham na Booking.com e acabam entrando no site do hotel ou ligando para reservas para fazer a compra direta. Sendo assim, investimos no nossa página, com fotos atrativas, parcerias, e treinamos nossa central de reservas para oferecer um atendimento de qualidade. Estamos sempre publicando em nossas redes sociais campanhas com desconto para compra direta, dicas da cidade e campanhas nacionais, como Setembro Amarelo e Outubro Rosa. Também fazemos parcerias com alguns influenciadores. Enfim, sabemos da importância das redes sociais e estamos trabalhando em várias frentes, inclusive buscando novas ferramentas de tecnologia que possam agregar. Desde o ano passado, usamos o chatbot, que gera um bom volume de vendas mensais por meio de um canal que interage com o hóspede 24 horas por dia, sete dias por semana.

HN: Considerando o aumento da demanda por sustentabilidade e responsabilidade social nas decisões de consumo, como a MHB Hotelaria está incorporando essas questões em suas práticas comerciais e no relacionamento com os clientes?

DS: Nossos hotéis usam energia solar, que além da economia, é mais sustentável. Reduzimos o uso de copos plásticos tanto para funcionários quanto para hóspedes. Usamos lavanderia que foca em produtos sustentáveis na lavagem, gerando menor impacto para nossos enxovais e para o meio ambiente.

Firmamos uma parceria com o Sesc Mesa Brasil em 2023, onde toda a nossa equipe de cozinha foi treinada para o reaproveitamento de alimentos, criando receitas deliciosas com casca de melancia, casca de banana, etc, reduzindo drasticamente o volume de insumos que iria para o lixo. Além disso, doamos alimentos que não podem mais ir para o buffet, mas estão totalmente aptos para consumo. O Sesc recolhe esses alimentos e os distribui para uma vasta rede de instituições, contribuindo com a redução do desperdício e o combate à fome, pois chegam à mesa de quem precisa.

Estamos trocando os frascos individuais de xampu e condicionador pelos modelos de dispenser, o que reduzirá drasticamente o uso de plástico.

(*) Crédito da foto: Acervo pessoal/Daniel Sanches