Apaixonada por hotelaria e cães, Fernanda Maximo faz jus ao seu sobrenome. Atualmente como gerente Regional do Hotel Moov, a mineira de Belo Horizonte praticamente não parou nos últimos dias. Ela traz essa informação durante nossas trocas desde a última semana, quando foi abordada para participar do Três perguntas para de hoje (13).

Ao todo, Fernanda soma 37 anos de formação em Turismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Ainda em seu currículo acadêmico, ela conta com MBA em Gestão de Pessoas pela USP (Universidade de São Paulo), além de cursos em Finanças no IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais) e Negócios também pela UFMG.

Há sete anos, ela se mudou para Curitiba para abrir o primeiro empreendimento brasileiro (Hotel Moov) do grupo Endutex Hotéis, rede hoteleira de Portugal. Quando não está administrando a unidade, Fernanda Maximo aproveita para viajar e conhecer novas culturas.

Três perguntas para: Fernanda Maximo

Hotelier News: A entrada das bandeiras Moov e Sooz em grandes cidades brasileiras parece ser um dos focos da expansão no Brasil. Pensando nisso, como a rede enxerga o mercado por aqui atualmente (em termos operacionais)? Quais os principais desafios e o que chama mais atenção positivamente?

Fernanda Maximo: A expansão da rede Endutex Hotéis é uma parte da estratégia da operação no Brasil que visa o mercado, inicialmente, no Sul e Sudeste, se estabelecendo em cidades fortes no turismo de negócios. Vimos o Brasil como um mercado em crescente expansão e identificamos espaço para crescer com nossa marca no país. Trouxemos a bandeira Moov, mantendo os padrões de qualidade já existentes nos hotéis de Portugal e mesclamos com a diversidade cultural e hospitalidade brasileira.

A bandeira Moov foca numa hospedagem inteligente e apresentam um serviço de excelência, quartos com isolamento acústico e um café da manhã incrível que o diferencia dos demais da sua categoria. Já o Sooz, nossa nova marca, é de categoria superior e apresenta diferentes tipos de quarto que visam atender tanto hóspede de negócios como de lazer, oferecendo room service, academia, mensageiro, salas de eventos, entre outros.

Focamos na hotelaria de negócios, mas o que está nos chamando a atenção é o turismo de lazer e família, que vem se mostrando uma grande demanda dos nossos hóspedes, tanto nos Moov como no Sooz. Além disso, estamos surpresos com o turista internacional de negócios que está como um dos públicos de destaque nos nossos hotéis.

O maior desafio operacional que estamos enfrentando, e acredito que todo o mercado, é a escassez de mão de obra. A falta de especialização e o baixo reconhecimento da profissão, além das escalas de trabalho, torna árdua a contratação e retenção de colaboradores. Estamos criando estratégias para contornar e revertes essa situação para que possamos continuar o crescimento da nossa rede no país.

HN: Como você tem utilizado a expertise adquirida em passagens por Atlantica Hotels, Intercity e Promenade na Endutex Hotéis? Como o grupo se vê no Brasil a curto e longo prazos? Por quê?

FM: A experiência que adquiri em passagens por essas grandes redes hoteleiras serviram de base para todo meu trabalho. Foi através delas que me apaixonei pela hotelaria e que me impulsionaram para querer cada vez mais crescer no setor. A forma como operam e a organização que elas trabalham são referência para o sucesso. São empresas que me deram um profundo conhecimento operacional e de gestão que levo comigo e implemento na Endutex Hotéis.

No Brasil, a longo prazo, o grupo visa a expansão levando em consideração as características do setor hoteleiro no país e suas próprias metas de crescimento e desenvolvimento. Inicialmente, focamos na bandeira Moov e a construção dos hotéis para que seguissem um padrão criado pela rede em Portugal, agregando os costumes brasileiros para atender os hóspedes da melhor maneira. Com o sucesso do Moov Curitiba, abrimos o Moov Porto Alegre, e observando o mercado do Sudeste, vimos que uma categoria diferente se faria necessário. Assim, criamos a bandeira Sooz, uma opção mais sofisticada que visa atender o diversificado público de São Paulo que já se mostrou um investimento com um ótimo retorno.

Estamos nos expandindo de forma controlada, observando o mercado e o movimento dos nossos hotéis. Inicialmente, estamos focando em cidades mais estratégicas comercialmente nas regiões Sul e Sudeste, tanto que já temos dois novos Moov em desenvolvimento. Buscamos o crescimento mantendo o padrão e a excelência em qualidade de estrutura, serviço e atendimento. Estamos explorando novos investimentos e conversões para aumentar nosso portfólio.

A curto prazo, estamos consolidando a marca no mercado com os hotéis existentes. Fazendo-nos ser vistos pela qualidade da operação e padronização. Queremos, mesmo com inicialmente três unidades, ser destaque nas cidades que estamos. Nossas equipes vestem a camisa e querem crescer junto conosco, e isso faz total diferença na visão que passamos para o hóspede.

HN: De que forma você pretende consolidar a bandeira Moov no Brasil? Quais as estratégias iniciais para isso?

FM: A Moov é uma marca que se posiciona com uma proposta mais econômica, mas ao mesmo tempo moderna e sempre focando na qualidade dos serviços e atendimento de excelência. Criamos padrões e estratégias para todos os Moov a fim de priorizar um atendimento de alta qualidade, com treinamento contínuo das equipes para garantir uma experiência consistente e positiva para os hóspedes em qualquer um dos nossos hotéis.

Focamos no custo-benefício para o hóspede, uma hospedagem com preço mais acessível, mas sem esquecer da qualidade e conforto. Sempre observamos a cidade que estamos, sua cultura, preferências, as solicitações dos clientes e tentamos criar formas de atendê-las para que possamos nos consolidar como destaque no mercado. Seguindo isso, tornamos todos nossos hotéis pet friendly, pois vimos um mercado com forte crescimento e com uma oferta escassa.

Um dos destaques que temos nos Moov, que valorizamos muito, é a sustentabilidade. Os hotéis Moov garantiram o prêmio Leed Plantinum, certificação de sustentabilidade do empreendimento, e buscamos seguir nossa operação focada nisso. Estamos constantemente de olho no mercado em busca de inovações e tecnologias para que nosso hóspede tenha um atendimento rápido, eficiente, mas ao mesmo tempo mantendo o contato humano e solícito.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Moov