Hoje (9), o Três perguntas para recebe uma entrevistada que tem o esporte como uma de suas maiores paixões. Fernanda Oliveira, diretora de Vendas do Grupo Wish, adora jogar vôlei desde a adolescência e pratica sempre que tem uma brecha na agenda. Além disso, a executiva é uma grande apreciadora de boa música, e nomes como Caetano Veloso, Djavan e Marisa Monte sempre fazem parte de suas playlists.

Leitora assídua, Fernanda gosta de livros sobre Antropologia, Filosofia e autodesenvolvimento. Recentemente, leu Sapiens, de Yuval Noah Harari e, atualmente, está lendo O Essencialismo, de Greg McKeown, que fala sobre a importância de focar nos objetivos e não se perder em meio às distrações. Como boa hoteleira, as viagens também estão entre seus hobbies. Mãe de duas meninas e madrasta de um menino de seis anos, adora viajar e aproveitar tempo de qualidade com a família.

Fernanda é graduada em Marketing na Faculdades Integradas Rio Branco e possui formação executiva em Inteligência Comercial pela FGV (Fundação Getulio Vargas). No currículo, acumula mais de 20 anos de experiência na área comercial e atua no turismo há 17 anos, com passagens anteriores pelo Hotel Villa Rossa (SP) e pela Blue Tree Hotels. Em 2015, iniciou sua trajetória na GJP Hotels & Resorts, hoje Grupo Wish, com foco no segmento de eventos, ocupando as posições de gerente Regional em São Paulo e gerente de Vendas MICE.

Em 2021, a executiva assumiu a gestão de todos os segmentos, trabalhando como gerente Nacional de Vendas e, desde janeiro deste ano, como diretora do departamento. Antes de ingressar na hotelaria, também trabalhou na área de eventos empresariais. No bate-papo de hoje, Fernanda fala ao Hotelier News sobre estratégias e desafios para o grupo em 2024. Confira!

Três perguntas para: Fernanda Oliveira

Hotelier News: Você assumiu a diretoria de Vendas do Grupo Wish no começo deste ano. Deste período até o momento, quais estratégias foram desenvolvidas e quais os principais êxitos alcançados?

Fernanda Oliveira: Apesar de ter assumido essa função recentemente, em setembro completarei nove anos de empresa, sempre fazendo parte da liderança comercial e, dessa forma, pude acompanhar de perto os excelentes resultados dos últimos anos, o que fez com que a expectativa para 2024 fosse alta.

Temos como objetivo entregar um crescimento importante em relação ao ano anterior, principalmente em diária média, já que tivemos picos importantes de ocupação em 2023. Para isso, apostamos em estratégias de venda direta, recompra, mix de canais, lançamentos de produtos e, claro, valorização do nosso time interno. Temos feito esforços para melhorar a experiência do nosso cliente desde a reserva, com um novo site, que inclui todos os hotéis do grupo e conteúdos relevantes para a viagem do nosso hóspede.

Também estamos investindo em treinamentos e em novos processos para o time da central de vendas, passos importantes que certamente contribuirão para a fidelização dos nossos hóspedes. Tudo isso sem deixar de apostar em estratégias para o B2B em conjunto com os nossos principais parceiros, com campanhas direcionadas, treinamentos e participação em grandes eventos do setor. Isso fortalece a presença da nossa marca e potencializa os resultados por meio de colaborações eficazes.

No segmento MICE, criamos um novo portfólio de experiências e temos um calendário de eventos próprios e com parceiros, visando levar o cliente final e organizadores de eventos aos nossos hotéis para vivenciarem os nossos diferenciais. No que diz respeito a produtos, acabamos de lançar o All You Wish, um all inclusive premium com piloto no Wish Natal. Recebemos os primeiros hóspedes em julho e o resultado tem superado muito as expectativas. Isso demonstra o nosso compromisso com a diversificação e adaptação às demandas de mercado. A aceitação e interesse dos nossos clientes foi imediata e a avaliação dos nossos hóspedes foi excelente, o que nos deixa ainda mais confiantes para lançarmos o produto em outros hotéis da rede em breve.

HN: Ao longo deste ano, quais estão sendo os maiores desafios enfrentados para elevar as vendas nos hotéis do grupo?

FO: Sem sombra de dúvidas, o impacto que a tragédia do Rio Grande do Sul causou nos hotéis de Gramado. Com dois produtos na cidade, qualquer outro desafio se torna menor. Obviamente nada se compara aos impactos causados nas famílias que perderam seus entes queridos, casas, memórias e estão reconstruindo suas vidas. Inclusive o Grupo Wish liderou uma campanha de arrecadação tanto no corporativo, em São Paulo, quanto nos nossos hotéis de Gramado para colaborar com esse momento tão delicado e que exige extrema solidariedade com nossos colaboradores e comunidade onde estamos inseridos.

De qualquer forma, fomos diretamente impactados, tendo em vista o fechamento do principal aeroporto utilizado pelo público que vai para Gramado. Normalmente, 60% dos nossos hóspedes vêm de outros estados e tivemos que buscar uma nova demanda em substituição a esta. Em maio, ficamos com um dos hotéis fechados e ocupação ainda baixíssima. Em junho, começamos a reagir. Conseguimos trazer demanda, mas com diárias ainda abaixo do normal.

O Wish Serrano é o principal produto da rede para a temporada de julho e tivemos que nos reinventar para entregar resultados positivos. Para isso, focamos nossos esforços para Gramado em praças que responderam bem, como Santa Catarina e Paraná. Também fizemos parcerias que incentivaram viagens de carro e negociações que nos fortaleceram na compra de pacotes, mesmo com uma quantidade menor de voos para o destino gaúcho. No segmento MICE, tão importante para Gramado, apoiamos nossos clientes a viabilizarem os eventos, renegociando contratos, prazos de pagamentos, garantias e até remarcando algumas datas, o que está contribuindo para uma recuperação mais rápida.

HN: Por fim, como está a performance dos hotéis da rede ao longo de 2024?

FO: Fechamos o primeiro semestre com crescimento em receita, diária média e ocupação. Tivemos um excelente primeiro trimestre e um segundo trimestre mais desafiador, impactado principalmente pelas questões do Rio Grande do Sul, além de um calendário com menos feriados, o que nos fez focar em estratégias para venda em mercados regionais, captação de novos negócios no MICE e incentivo para estender a permanência dos hóspedes, com tarifas empacotadas, incluindo pensões e experiências.

Tivemos um julho muito bom, com atingimento da receita orçada e com vendas aceleradas para os próximos meses, o que nos faz projetar o melhor terceiro trimestre dos últimos anos, mesmo com os desafios enfrentados em Gramado. Com a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, prevista até então para outubro, temos tudo para fazer um excelente Natal Luz e crescer ainda mais. Importante dizer que todos os segmentos estão crescendo conosco, o que nos deixa confiantes sobre a assertividade nas parcerias e nas estratégias de distribuição.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Wish