terça-feira, 18/novembro
InícioPESSOASTrês perguntas paraTrês perguntas para: Guilherme Mendes

Três perguntas para: Guilherme Mendes

Com carreira construída ao longo de mais de 25 anos dentro da Accor e passagens por marcas como Mercure, MGallery e Mama Shelter, Guilherme Mendes acaba de assumir como gerente geral do primeiro Tribe do Brasil, instalado em Belo Horizonte. Depois de imersões nas unidades de Londres e Paris, o executivo lidera a estreia da bandeira no mercado mineiro.

Formado em Inglês pelo Broward College, pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas e com passagem pelo IHMP (programa internacional da ESSEC Business School), o executivo possui uma trajetória consolidada em operações e abertura de hotéis. Agora, encara o desafio de apresentar ao público brasileiro uma proposta que une design, funcionalidade e estilo urbano contemporâneo.

Em participação na seção Três perguntas para, Mendes conta mais sobre os primeiros meses de operação do Tribe Belo Horizonte Savassi. Além disso, elucida os diferenciais da marca e comenta as expectativas tanto para o fim do ano quanto para 2026.

Três perguntas para: Guilherme Mendes

Hotelier News: São pouco mais de dois meses desde a inauguração do Tribe Belo Horizonte. Quais foram os pontos positivos e negativos deste período? Em números, como foram os resultados? Alguma característica específica da região já foi identificada como oportunidade?

Guilherme Mendes: os primeiros meses de operação têm sido muito positivos e confirmam que Belo Horizonte recebeu bem a proposta do Tribe: um hotel que combina funcionalidade, design e que recebe pessoas com estilo de vida urbano e contemporâneo. E já temos razões para celebrar, pois ficamos em terceiro lugar no GRI Awards 2025 na categoria Projeto de Hospitalidade do ano.

Outro grande destaque desse período foi o restaurante Trintaeum, liderado pela chef Ana Gabi, reconhecido pela revista Exame como o 57º melhor restaurante do Brasil e integrante da lista dos 100 melhores do país em 2025. Esse reconhecimento reforça a vocação do hotel como ponto de encontro entre visitantes e moradores, conectando gastronomia, arte e cultura de forma natural e autêntica, seja no restaurante Trintaeum, no Broa Café ou em nosso Coreto Rooftop, que recentemente foi inaugurado com vista para a cidade.

HN: Existem diferenças nos desafios de atuar em um hotel tão diferente na proposta? Quais são os pontos que mais distinguem essa relação e por quê?

GM: O Tribe representa uma nova forma de hospitalidade: hotéis com design ousado e funcional, que oferecem aos hóspedes tudo de que precisam e nada de que não precisam. Essa simplicidade sofisticada é o que nos diferencia e gera curiosidade e desejo.
Nosso desafio agora está em manter a experiência sempre fluida, com uma operação ágil, moderna e conectada ao modo de vida contemporâneo. O foco está no essencial, mas com qualidade, conforto e personalidade em cada detalhe.

HN: O final do ano já está à nossa frente. O que você está planejando para essa época do ano e qual a expectativa nos principais indicadores? Para 2026, já existem ações projetadas?

GM: Para o final do ano, o Tribe Belo Horizonte Savassi seguirá de portas abertas para receber o público mineiro, mas também turistas diversos, que buscam na capital mineira um ambiente de encontro e que reflete o espírito global da marca.
Nossa expectativa é seguir consolidando o hotel como um ponto de conexão em Belo Horizonte, onde o design, a hospitalidade e o comportamento urbano se encontram.
Para 2026, seguimos com a perspectiva de fortalecer a marca na cidade e continuar contribuindo para o movimento de renovação da hotelaria contemporânea no Brasil e na região das Américas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor

Feira Messe FRankfurt no exteriror
Clube de assinaturas de pontos da rede ACCOR