A entrevistada do Três perguntas para de hoje (12) é mineira, mas vive em São Paulo há seis anos com os três filhos. Isabel Soares, gerente de Qualidade do Hotel Unique, ama celebrar momentos felizes ao lado da família e amigos e não dispensa uma boa conversa acompanhada de um café com pão de queijo ou um vinho.

Além disso, a executiva é uma grande entusiasta da mesa posta e apaixonada por louças e gastronomia. Isabel é formada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto, pós-graduada em Gestão de Serviços de Alimentação pela Universidade Federal de Viçosa, além de ser auditora em normas de sistema de gestão ISO 9001, 14001 e 22000. Atualmente, está cursando MBA em ESG (Environmental, Social and Governance) e é integrante do programa de multiplicadores Sistema B.

No bate-papo com o Hotelier News, ela fala sobre a importância da gestão de Qualidade no dia a dia do empreendimento. Confira!

Três perguntas para: Isabel Soares

Hotelier News: Quando bem planejada e executada, a gestão de qualidade contribui fortemente para as avaliações positivas dos hotéis. No Unique, como essa estratégia acontece e quais departamentos recebem maior foco?

Isabel Soares: No Unique, a gestão de qualidade é utilizada como um instrumento para aprimorar resultados organizacionais, vinculando as operações a patamares de excelência ainda mais expressivos e consistentes.

Por meio dela, buscamos a melhoria contínua e sistêmica de processos operacionais, gerenciais e fortalecimento dos princípios fundamentais do sistema de gestão, como o foco no cliente, engajamento das pessoas, gestão de relacionamento com stakeholders e tomada de decisões pautada em evidências.

Prezamos por uma abordagem holística na gestão da qualidade. Desta forma, não priorizamos um departamento, mas entendemos as interações e interdependência entre os processos. O foco está concentrado na excelência e eficiência operacional, na experiência memorável do cliente e na melhoria contínua.

HN: No Unique, você atua como gerente de Qualidade há pouco mais de seis meses. Nesse período, quais foram os principais desafios enfrentados e estratégias adotadas?

IS: O desafio de introduzir um novo departamento no Unique foi transformado em uma grande oportunidade, e algumas ações foram planejadas para o sucesso de sua implementação:

  • Desenvolvimento de programas de treinamento abrangentes sobre os conceitos e princípios da qualidade, adaptados às necessidades de cada departamento.
  • Comunicação clara e regular sobre a importância da qualidade e seus objetivos, focando em explicar como ela afeta diretamente a experiência do hóspede e o sucesso geral do hotel.
  • Apresentação dos princípios da qualidade na prática e como envolver a implementação de processos de melhoria contínua, resolução eficaz de problemas e busca da excelência em todos os aspectos do trabalho.
  • Envolvimento dos colaboradores na participação ativa nos processos de qualidade, incentivando sugestões de melhorias e reconhecendo as contribuições positivas.

HN: Por fim, quais os principais desafios e objetivos para este ano no empreendimento?

IS: Os desafios e objetivos do Unique para o ano de 2024 refletem a necessidade contínua de se adaptar às mudanças no mercado e concorrência, inovar e oferecer experiências excepcionais que excedam as expectativas cada vez mais exigentes dos hóspedes e das demais partes interessadas.

Dessa forma, estão planejadas ações para o fortalecimento da cultura da melhoria contínua, atração e retenção de talentos e melhoria da eficácia e eficiência operacional.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Unique