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Três perguntas para - João Berger

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Vinicius Medeiros
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Três perguntas para: João Berger

Por Vinicius Medeiros 23 de setembro de 2020

Hotéis recém-inaugurados necessitam de tempo de maturação. Aberto em 2018, o Sheraton Santos marcou a chegada da Marriott International à Baixada Santista e vinha melhorando a performance. Como toda hotelaria, o hotel tinha altas expectativas para 2020, até que chegou a epidemia. “Iniciamos o ano com uma excelente ocupação, que indicava uma consolidação no mercado”, afirma João Berger, gerente geral do empreendimento.

Reaberto na segunda-feira (21), o Sheraton Santos aposta na combinação entre rígidos protocolos e tecnologia para atrair clientes nessa retomada. “Estamos usando a tecnologia a nosso favor para reduzir o contato físico, mas aproximar ainda mais os hóspedes de nossos associados com serviços como check-in e check-out online e pedido de room service via aplicativo”, revela Berger, que assumiu o comando do hotel no ano passado.

Para 2021, Berger se diz otimista com a inauguração do Centro de Eventos e Convenções de Santos. O projeto é uma PPP (Parceria Público-Privada) entre a prefeitura de Santos e o Grupo Mendes, investidor do Sheraton Santos. Sua empolgação, contudo, não para aí. “Santos tem uma forte vocação de turismo de negócios, com empresas e industrias atreladas à dinâmica do Porto, e enorme vocação de turismo de lazer para clientes dos municípios da Grande São Paulo e do interior do estado.” Leia abaixo a entrevista completa do convidado de hoje (23) do Hotelier News no Três perguntas para.

Três perguntas para: João Berger

Hotelier News: Estivemos na inauguração do empreendimento, que é relativamente recente. Qual o balanço até aqui?

João Berger: O Sheraton Santos Hotel iniciou suas atividades no segundo semestre de 2018 e consolidou-se junto aos clientes ao longo de 2019 como uma excelente opção de hospedagem corporativa e de lazer, com serviços diferenciados e gastronomia requintada. Iniciamos o ano com uma excelente ocupação, que indicava uma consolidação no mercado. Com a pandemia suspendemos temporariamente as operações e retomamos no dia 21 de setembro.

HN: Como a pandemia afetou os planos para o hotel? Quais os principais ajustes (financeiros, mercadológicos e de marketing) que tiveram que ser feitos?

JB: Seguindo as diretrizes das autoridades de Saúde e da Marriott International, o Sheraton Santos reabre com protocolos de limpeza ainda mais rigorosos, reforçando o distanciamento social e a utilização de máscaras para hóspedes, clientes e colaboradores. Medição de temperatura para colaboradores no início de cada turno e para hóspedes no check in, totens de álcool em gel disponíveis na propriedade, limpeza profunda e sanitização de todas as superfícies de apartamentos, restaurante, áreas públicas sociais e de serviço. Além disso, é o único hotel da região com a tecnologia Mobile Key, em que o hóspede pode acessar seu quarto com seu telefone portátil. Estamos usando a tecnologia a nosso favor para reduzir o contato físico, mas aproximar ainda mais os hóspedes de nossos associados com serviços como check-in e check-out online e pedido de room service via aplicativo.

HN: Qual a expectativa para a reabertura diante do corporativo em marcha lenta e dos eventos presenciais ainda serem uma perspectiva real?

JB: Os eventos presenciais devem retomar ao longo do primeiro semestre de 2021 e vale mencionar a inauguração, no final de 2020, do novíssimo Centro de Eventos e Convenções de Santos, que deve atrair negócios a partir do segundo semestre do ano que vem. Santos tem uma forte vocação de turismo de negócios, com empresas e industrias atreladas à dinâmica do Porto, e enorme vocação de turismo de lazer para clientes dos municípios da Grande São Paulo e do interior do estado. Em curto prazo, famílias estarão mais propensas a fazer viagens rodoviárias e o destino Santos tem enorme potencial de atração deste público.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International