quarta-feira, 29/outubro
InícioPESSOASTrês perguntas paraTrês perguntas para: Julio Ferraz

Três perguntas para: Julio Ferraz

Quando não está à frente das operações do São Pedro Thermas Resort, Julio Ferraz ocupa seu tempo livre fazendo trekking, indo a shows ou conhecendo novos restaurantes. Fã de The Beatles e Gilberto Gil, a playlist do gerente geral ainda toca samba, reggae e MPB.

Profissional com mais de 23 anos de experiência no setor hoteleiro, Ferraz deixa como indicação de leitura os títulos Essencialismo, de Greg McKeown; Anti-frágil, de Nassim N. Taleb; e A coragem para liderar, de Brené Brown.

Poliglota, Ferraz é fluente em francês, inglês e espanhol. Turismólogo, formado pela Faculdade Senac de Águas de São Pedro, o executivo possui pós-graduação em Gestão Hoteleira pela Universidade de Lyon, na França.

“Atuei em operações e gestão de hotéis e resorts em diferentes regiões do Brasil e do mundo. No exterior, trabalhei e vivi no México, França, Indonésia e Egito”, conta Ferraz, que também possui passagens por redes como Accor, Club Med, Fera Palace Hotel, Txai Resorts e Grupo OCanto.

No segmento de eventos, atuou em operações de grande porte, como os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Três perguntas para: Julio Ferraz

Hotelier News: Você atua como gerente do São Pedro Thermas Resort há pouco mais de um ano. Neste período, quais os maiores desafios encontrados? E quais iniciativas foram implementadas para elevar os números do empreendimento?

Julio Ferraz: Definitivamente, o maior desafio que enfrentamos tem sido na área de Recursos Humanos. Recrutar, treinar e reter tanto as equipes operacionais quanto as estratégicas representa, sem dúvida, nossa maior dificuldade. Acredito que toda a indústria do turismo e da hotelaria enfrenta esse problema, especialmente no período pós-pandemia.
Para lidar com essa realidade, implementamos em nosso resort um programa anual e sistematizado de treinamentos, integração e ações corporativas. Além disso, firmamos parcerias com instituições de ensino técnico e superior da região, nas áreas de turismo e hotelaria, para receber estagiários, recém-formados e jovens aprendizes. Também expandimos o raio de contratação para cidades próximas, oferecendo transporte para toda a equipe de colaboradores.

Essas ações nos permitiram reduzir o turnover em mais de 40% em relação ao ano de 2024. Atualmente, nossa rotatividade geral está em cerca de 36%, significativamente abaixo da média do mercado. Esse impacto positivo reflete diretamente na qualidade do atendimento, elevando nossa taxa de satisfação e fortalecendo a experiência de nossos hóspedes.

HN: Em tempos de experiências hiperpersonalizadas, como equilibrar padronização e autenticidade?

JF: Acredito que existem três pilares fundamentais para abordar esse tema. Primeiramente, é imprescindível conhecer profundamente nossos hóspedes e clientes, suas preferências, necessidades e expectativas. Em seguida, é essencial estabelecer padrões e protocolos de atendimento sólidos e bem definidos, que garantam consistência e qualidade. Por fim, a capacitação contínua e o acompanhamento das equipes operacionais são essenciais para manter essa excelência.

Além disso, considero que a autenticidade nasce do simples. Para ser verdadeiro, o atendimento deve ser descomplicado, sempre alinhado à cultura e à proposta de cada empreendimento, refletindo sua essência de forma genuína.

HN: Como o resort pretende se manter relevante em um mercado cada vez mais competitivo?

JF: Nosso resort tem o privilégio de estar situado em um complexo turístico em plena expansão. Costumamos dizer que somos um resort “pé no parque”, pois estamos literalmente a poucos passos do parque aquático Thermas de São Pedro, que possui mais de 35 anos de história e vem se modernizando continuamente. Além do parque aquático e do resort, o complexo oferece diversas outras atrações e, nos próximos anos, virão ainda mais novidades voltadas para todos os públicos, inclusive para o setor corporativo.

Outro diferencial é a nossa localização: estamos a menos de duas horas de São Paulo, cerca de uma 1h15 do aeroporto de Viracopos, além de muito próximos à Serra do Itaqueri, um destino consolidado de turismo rural e de aventura. Estamos sempre atentos às tendências do mercado para oferecer experiências atuais e inovadoras, garantindo que nossos hóspedes tenham uma estada memorável.

(*) Crédito da foto: Divulgação/São Pedro Thermas Resort

Feira Messe FRankfurt no exteriror
Clube de assinaturas de pontos da rede ACCOR