Cuidado é uma das palavras que melhor expressa o sentimento deixado por 2020 e pela pandemia. E desta mesma forma zelosa que Larissa Ghensev toca sua vida pessoal e profissional. Gerente de RH (Recursos Humanos) do Grand Hyatt São Paulo, a profissional além de buscar levar uma rotina saudável, ela afirma que a empatia e resiliência foram os diferenciais dentro do quadro de colaboradores do empreendimento.

“Vivenciamos um dos cenários mais desafiadores do mercado, entretanto, foi um momento de muita solidariedade e empatia. Todos os colaboradores demonstraram muita resiliência e que tinham o mesmo objetivo: fazer o seu melhor para recuperar o setor”, salienta a gerente.

Há 10 anos como funcionária da unidade paulistana, Larissa Ghensev é formada em Nutrição pela Universidade Anhembi Morumbi e graduada em Gestão de Recursos Humanos pela mesma instituição, além de possuir certificação em Data Analytics pela Digital House. Sua trajetória começou como estagiária do Café Sampa, passando para supervisora de restaurante. “O Café Sampa foi uma grande escola. Lá que me apaixonei por gestão de pessoas e decidi me especializar em Recursos Humanos”, conta.

Em 2015, trabalhou no Park Hyatt Beaver Creek, no programa Work and Travel por três meses para aperfeiçoar seu inglês e conhecer as operações nos Estados Unidos. Dois anos mais tarde, migrou para o setor de RH, onde desenvolveu junto à equipe projetos como implementação de sistema de ponto, novos benefícios, processos de recrutamento, treinamentos digitais, entre outros.

“Já em 2018, fui para a área de Treinamento e Desenvolvimento, focada na Experiência do Colaborador. Em 2020 assumi o Departamento de Recursos Humanos e hoje estou responsável por todos os subsistemas: Atração e Desenvolvimento, Treinamento, Comunicação Interna e Departamento Pessoal”.

No dia a dia, Larissa cuida da saúde com academia e treinamento funcional diário. “Também aproveito o tempo livre para viajar, conhecer novas culturas e explorar a gastronomia local. Adoro atividades ao ar livre com amigos e família, mas não dispenso um bom filme e uma boa maratona de séries”.

Três perguntas para: Larissa Ghensev

Hotelier News: Quais os principais ensinamentos, pensando em gestão de pessoas, que a pandemia deixa? Por quê?

Larissa Ghensev: O principal ensinamento é que devemos sempre estar com a mente ativa e aberta para nos prepararmos com agilidade para todos os cenários. Porém, a pandemia trouxe além do senso de urgência, o senso de pertencimento e união. Vivenciamos um dos cenários mais desafiadores do mercado, entretanto, foi um momento de muita solidariedade e empatia. Todos os colaboradores demonstraram muita resiliência e que tinham o mesmo objetivo: fazer o seu melhor para recuperar o setor. Observamos as pessoas mais empáticas com os colegas, os gestores mais próximos dos colaboradores para entender as reais necessidades e como poderiam impactar positivamente na vida deles, todos mais sensibilizados por conta da pandemia e deixando florescer a solidariedade. Fizemos muitas ações solidárias neste período, como por exemplo a produção e entrega de 1.600 marmitas em comunidades junto ao projeto Brooklin Social, abrimos nossa lavanderia em parceria com Projeto Lavanderia, juntos fizemos a lavagem de mais de seis toneladas de roupas doadas. A adesão de colaboradores voluntários foi muito maior e consistente. O nosso propósito de “cuidar das pessoas para que elas possam ser o seu melhor” foi praticado ainda mais na pandemia.

HN: O que foi mais desafiador nesse período de pandemia e demanda mais baixa? O que foi mais duro?

LG: A mudança brusca na nossa operação que exigiram adaptações imediatas. No início, foi um susto grande e tivemos que adaptar toda a nossa operação e nossos departamentos, inclusive com redução no quadro de colaboradores. Foi um momento muito desafiador e duro para todos. Porém, com o comitê de gerenciamento de crises e comprometimento de todos os colaboradores, nos adaptamos à nova realidade e conseguimos alcançar os objetivos planejados, inclusive a conquista do certificado internacional GBAC STAR™ Facility. Somos a primeira rede no Brasil a conquistar esta importante certificação – garantia de que nosso hotel implementou os mais rígidos protocolos de limpeza, desinfecção e prevenção de doenças.

HN: Na sua visão, o perfil do hoteleiro mudou completamente com a pandemia? Quais as características mais importantes agora e por quê?

LG: A essência do hoteleiro de cuidar e servir está ainda mais forte. Agora visamos também o perfil mais dinâmico e que se adapta rapidamente a mudanças. Valorizamos pessoas que tenham accountability, isto é, o colaborador que chama o dever e a responsabilidade para si. Pessoas que gostam de testar novas ideias, que não tem medo de errar para achar a solução mais rápido. No cenário de incertezas, é necessário ter uma equipe capaz de sugerir novas soluções frente a diferentes cenários.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grand Hyatt São Paulo