Na Nobile Hotels & Resorts desde sua fundação, em 2008, Ricardo Pompeu é uma engrenagem fundamental na rede comandada por Roberto Bertino. Natural de Fortaleza, o executivo atua na hotelaria desde 1997 e, hoje, vive em Brasília, onde fica a sede da operadora hoteleira. Convidado de hoje (1) da sessão, Pompeu falou sobre as ações tomadas pela área de Marketing e Vendas da Nobile para encarar a pandemia.

“Hoje, nós acreditamos que a distribuição maximizada, colocando os hotéis no maior número de prateleiras possíveis, é o mais adequado para este momento”, destaca. “Continuamos a investir em vendas diretas, minimizando o custo das reservas, porém prosseguimos também a manter e a fortalecer o nosso relacionamento comercial com todo o trade”, completa Pompeu.

Amante de música sertaneja e pop rock dos anos 1990, o atual vice-presidente de Vendas & Marketing da Nobile é casado há 28 anos com Cristiane, com quem teve Maria Alice, de 16 anos. Nas horas vagas, gosta de se reunir com os amigos – e pode colocar na lista Bertino em pessoa. Leia abaixo a entrevista que Pompeu concedeu ao Hotelier News.

Três perguntas para: Ricardo Pompeu

Hotelier News: O que a crise já ensinou? O que a Nobile adotou agora, por exemplo, que não usava antes?

Ricardo Pompeu: Em relação ao marketing, a crise provocada pela pandemia nos ensinou que, além dos atributos (tangíveis) e experiências (intangíveis) ofertados pelos nossos hotéis, é de fundamental importância comunicarmos que os nossos protocolos de higiene e segurança estão implantados e objetivam garantir a segurança e o bem-estar dos nossos hóspedes. Nesse diapasão, lançamos o nosso compromisso “Hospitalidade com confiança”, divulgando-o para nossos clientes internos e externos, pois estamos convictos de que a segurança será fator decisivo na escolha do local de hospedagem pelos viajantes corporativos e de lazer e na qualidade dos serviços prestados pelos nossos colaboradores. Em relação às vendas, com a suspensão das visitas e ações presenciais de nosso time comercial em parceiros, empresas, agências e operadoras, focamos mais em ações virtuais, em lives, nos RFPs para venda por meio do nosso GDS, distribuição, RM e impulsionamentos nas redes sociais para incremento da venda direta. Estamos empenhados em atrair bons negócios e clientes, e isso é fundamental no momento de crise. Agora, não adianta a realização de um investimento em marketing aleatório, dinheiro por dinheiro. Uma estratégia alinhada com os valores da empresa é mais que necessária para nortear o processo. Ter isso em mente é fundamental para prevenir crises, lidar com elas e, principalmente, sair delas.

HN: Já ouvimos de tudo no mercado, como “é hora de impulsionar as vendas diretas” ou “não, com a baixa demanda, o melhor é estar em todas as prateleiras possíveis”. O que a Nobile vem fazendo em sua estratégia de distribuição?

RP: A crise da Covid-19 é sem precedentes na recente história mundial. Não há uma resposta unânime e garantida como uma receita de bolo para lidar com uma situação tão nova e tão específica quanto esta. O importante para nós é seguirmos fielmente uma das premissas da empresa: pessoas certas nos lugares certos. Temos profissionais bastante qualificados que estão regularmente avaliando os indicadores dos empreendimentos e decidindo quais as ações de distribuição de curto, médio e longo prazo. Hoje, nós acreditamos que a distribuição maximizada, colocando os hotéis no maior número de prateleiras possíveis, é o mais adequado para este momento. Continuamos a investir em vendas diretas, minimizando o custo das reservas, porém prosseguimos também a manter e a fortalecer o nosso relacionamento comercial com todo o trade.

HN: O que motivou o rebranding feito pela Nobile em plena pandemia? Alguma relação com a aposta nas bandeiras próprias?

RP: Nunca paramos de inovar e as novas identidades de marca adotam uma aparência moderna sem sacrificar o valor da marca e a rica história que os hóspedes valorizam atualmente. Hoje, temos um ideal forte e uma identidade consolidada no mercado. Neste momento de crise econômica global, a Nobile investiu principalmente em segurança, distribuição e em soluções tecnológicas, adequando-se à atual realidade mundial. A pandemia e a mudança rápida de comportamentos digitais nos ajudou a ter a certeza de que era o momento de modernizar a nossa marca, impulsionando-nos ainda mais na direção de um caminho cada vez mais digital. O rebranding trará mais oportunidades de negócios, bem como maior segmentação de ações corporativas e comerciais, focando onde o resultado está. A Nobile seguirá seu plano de desenvolvimento no Brasil e demais países da América Latina com foco principal no licenciamento de suas marcas próprias e gestão full, verticalizando as soluções aos hotéis do nosso portfólio. Nossas marcas estão presentes em três países e em todos os estados do Brasil. Mesmo diante dessa crise sanitária e humanitária, seguiremos nosso lema que é “sobreviver, crescer e perpetuar”.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News