Especialista em Hotelaria Hospitalar, Tatiane Marques assumiu o desafio de manter o Grand Hotel Rayon (PR) operando em plena pandemia. Apesar de ir na contramão da maioria do mercado, a gerente geral afirma que a decisão abriu portas para a implementação de novos serviços e produtos, além de equilibrar custos e evitar demissões no quadro de funcionários.

Paulista de 37 anos e mãe da Rafaela, a profissional é formada em Hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi com especialização em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Albert Einstein e MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Em sua trajetória, participou da implantação da hotelaria hospitalar no Hospital ALbert Einstein. Já na hotelaria tradicional, acompanhou a transição de duas grandes bandeiras internacionais: do Grand Meliá para WTC e depois para Sheraton WTC, onde conquistou o prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional) 2013, na categoria gerente de Governança pelo Hotelier News e QI Profissional Consultoria.

Em Curitiba, lecionou em cursos de Hotelaria no Centro Europeu, além de trabalhar na Bourbon Hotéis & Resorts por mais de seis anos. “Integrei ao grupo de Potenciais Sucessores e gerenciei duas unidades da rede. Em abril de 2019, iniciei minha trajetória no Grand Hotel Rayon”.

Três perguntas para: Tatiane Marques

Hotelier News: O Grand Hotel Rayon foi na contramão da maioria do mercado e permaneceu de portas abertas durante a pandemia. Quais fatores pesaram na decisão? Você acredita que ter optado por manter as operações foi benéfico para a retomada?

Tatiane Marques: Por ser um hotel independente e familiar, estamos muito próximos dos proprietários, que prezam pela credibilidade da marca que foi constituída há tantos anos e que viu uma oportunidade, não de apenas gerar receita, mas de equilibrar os custos e manter, ao máximo, os funcionários. Em nenhum momento nos arrependemos da decisão tomada que, sim, é desafiadora, mas que nos ajudou a lidar, dia após dia com as situações. Neste período, nos reinventamos, criamos novas oportunidades de receita, inovamos em produtos e serviços aos hóspedes e aos moradores da cidade, criamos novas condições. Hoje, podemos focar nossos esforços em novos projetos e não, unicamente, em como iremos reabrir. Entendemos que há uma vantagem e aprendizado neste sentido.

HN: Quais as perspectivas de retorno do turismo em Curitiba? Já existem demandas?

TM: Estamos, nestas duas primeiras semanas de julho, vivendo um isolamento mais restrito, portanto, notamos uma queda na demanda. Por outro lado, estudos indicam que o turismo doméstico terá reação mais rápida e como Curitiba tem seus atrativos e charme, acreditamos nestes viajantes das cidades e estados vizinhos, além, claro, do morador local que também busca opções seguras e de qualidade. Um dos nossos projetos já lançados, o Rayon Perto de Você, prestigia, justamente, este público que está mais próximo e que busca uma opção para aproveitar um ou dois dias fora de casa.

HN: O hotel lançou recentemente um espaço para eventos híbridos. Quais as expectativas para o corporativo? Passado o primeiro momento pós-pandemia, esse modelo irá permanecer no mercado?

TM: Em parceria com a Giga, lançamos esta possibilidade aos nossos clientes que precisam realizar seus eventos ou ainda às empresas e instituições que já usavam esse tipo de tecnologia, seja para um evento ou para aulas, palestras e até mesmo pequenas reuniões. Entendemos que os eventos híbridos irão sim permanecer no mercado, porém, reforçando este conceito “híbrido”, acreditamos e visualizamos este futuro tecnológico cada vez mais próximo, mas com o acolhimento e hospitalidade nos eventos presenciais.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grand Hotel Rayon