segunda-feira, 30/junho
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Três perguntas para: Thiago Silveira

Thiago Silveira, diretor de Operações na Slaviero, também está a frente da 1/4 Um Quarto, divisão de STR da companhia hoteleira.

Com 25 anos de atuação nos mercados turístico e hoteleiro, Thiago Silveira começou como recepcionista em Florianópolis, no Majestic Palace Hotel, em 2006. Desde então, atuou como gerente geral e passou por áreas como Comercial e Operacional. Hoje, responde como diretor de Operações da Slaviero Administradora.

Há nove anos e meio na companhia hoteleira, foi gerente geral em duas unidades e gerente Nacional de Operações até chegar ao seu cargo atual. Além disso, o executivo é responsável também pela 1/4 Um Quarto, seccional de aluguéis de curta temporada da rede.

Em sua participação no Três perguntas para, Silveira comentou sobre os desafios na função que ele desempenha na Slaviero atualmente, além de trazer sua opinião sobre short-term rental e seus desdobramentos no país.

Três perguntas para: Thiago Silveira

Hotelier News: Como diretor de Operações da Slaviero Administradora, qual é o principal desafio na hotelaria? Como você avalia o cenário atual no que diz respeito à evolução do segmento?

Thiago Silveira: Liderar a área de Operações é um desafio diário e extremamente dinâmico, pois envolve equilibrar diversos interesses e demandas. A negociação é constante e envolve todos os stakeholders. Um dos maiores desafios do setor é a crescente busca por experiências personalizadas e sustentáveis, exigindo que os hotéis se adaptem rapidamente a esse novo comportamento do consumidor.

Além disso, o investimento em tecnologia tornou-se essencial para aprimorar a jornada do hóspede. Tudo isso ocorre em um contexto de aumento dos custos operacionais, retomada de impostos e escassez de mão de obra qualificada.

Nosso foco está na retenção e no desenvolvimento contínuo de talentos, além da busca por maior eficiência por meio da automação de processos e de investimentos estratégicos em inovação.

HN: Você também é responsável pela área de Operações do produto de short-term rental da Slaviero Administradora, um modelo de negócio diferente da hotelaria tradicional da empresa. Como é atuar nesses dois mercados ao mesmo tempo? Quais as principais diferenças e desafios?

TS: Diferente das marcas Slaviero Hotéis e Slim Hotéis, que operam com modelos tradicionais de hotelaria, a 1/4 Um Quarto é especializada no mercado de short-term rental. Seu objetivo é simplificar a locação de quartos para curto e médio prazos, conectando viajantes a proprietários que desejam rentabilizar seus imóveis, com todo o processo sendo realizado de forma online e menos burocrática.

Cada uma dessas marcas atrai públicos com necessidades e comportamentos distintos. A Slaviero Hotéis oferece uma gama de opções de hospedagem, com um portfólio que inclui desde unidades com propostas corporativas, até empreendimentos de lazer e produtos sofisticados com serviços exclusivos. A Slim Hotéis, por sua vez, se destaca por sua excelente relação custo-benefício, atendendo a viajantes que buscam serviços essenciais com praticidade e qualidade. Já a 1/4 Um Quarto prioriza flexibilidade, autonomia e praticidade, com a possibilidade de personalizar os serviços conforme a necessidade do locatário.

Para garantir um bom desempenho em ambos os segmentos, é fundamental compreender essas particularidades e não transferir conceitos de um modelo para o outro. Atuar nesses mercados oferece a oportunidade de explorar soluções criativas, enquanto continuamos a valorizar o patrimônio dos investidores, seja no setor hoteleiro ou no STR.

HN: Ainda sobre o STR, você acredita que a hotelaria tradicional pode aprender com essa modalidade? Em quais sentidos? Como você enxerga o futuro dela no Brasil?

TS: A hotelaria tradicional é impactada por esse nicho de mercado, atingindo todas as categorias de hotéis. O foco ainda deve ser a constante evolução dos produtos e da experiência oferecida aos hóspedes. Modernizações, como retrofits bem executados, que integrem tecnologias e soluções exclusivas, são essenciais para proporcionar experiências marcantes.

Embora o STR não conte com a mesma estrutura de serviços da hotelaria convencional, há um grande espaço a ser explorado, especialmente no Brasil, onde esse modelo ainda está em estágio inicial e tem um potencial de crescimento significativo. Trata-se de um segmento voltado a um perfil específico de cliente, com suas próprias características e necessidades. Uma importante lição que a hotelaria tradicional pode tirar do STR é a adoção de recursos que aprimorem a jornada do hóspede, desde a reserva até o check-out, o que certamente se tornará um diferencial competitivo.

Pensando em essas diferentes frentes do mercado de hospedagem e hospitalidade, a Slaviero Administradora segue com o objetivo de oferecer soluções que busquem atender a essa variedade de públicos de interesses.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Slaviero Administradora