O entrevistado de hoje (10) do Três perguntas para gosta de aproveitar os momentos em família e é um exímio praticante de esportes, jogando tênis sempre que possível. Além disso, é um grande fã de futebol e acompanha as partidas sempre que a rotina corrida da hotelaria permite. Estamos falando de Vinicius Motter, gerente geral do DoubleTree by Hilton Porto Alegre.
O executivo é formado em Hotelaria pela UCS, em Canela (RS), e possui MBA em Gestão Hoteleira pela UniNilton Lins, em Manaus. O profissional conta com 22 anos de experiência no setor hoteleiro, com passagens por empresas como Tropical Hotéis, Manaus Hotéis, Accor, Intercity e, agora, Atlantica Hospitality International.
Motter fala ao Hotelier News sobre estratégias para o empreendimento da capital gaúcha, e analisa os resultados da unidade ao longo do ano. Confira!
Três perguntas para: Vinicius Motter
Hotelier News: Estamos chegando ao fim de mais um ano e, na hotelaria, este é um momento para definir novas estratégias. Como você avalia a performance do DoubleTree Porto Alegre em 2025 e qual será o cenário para o próximo ano?
Vinicius Motter: O ano de 2025 foi muito importante para o DoubleTree by Hilton Porto Alegre. Conseguimos consolidar o hotel entre as melhores opções do mercado, mesmo após um período desafiador marcado pelas enchentes. Também foi um ano significativo pelo crescimento da receita e do resultado entregue ao nosso investidor.
Para 2026, seguimos confiantes na continuidade desse crescimento. Nosso foco é fortalecer ainda mais o posicionamento do hotel como uma excelente escolha para os públicos corporativo, de eventos e lazer. A gestão de serviços e a busca constante por excelência na experiência dos hóspedes continuam sendo nossos principais pilares de sucesso.
HN: A Hilton é reconhecida pela padronização global de excelência. Como você, enquanto gerente geral, tem trabalhado para adaptar essa essência internacional ao estilo e à hospitalidade típicos do Sul do Brasil e, consequentemente, atrair mais demanda?
VM: A força da marca Hilton é um grande diferencial e um pilar importante para o nosso crescimento. Ao mesmo tempo, a cultura do Sul do Brasil se conecta de forma muito natural com os valores da empresa, especialmente no acolhimento e na qualidade da entrega de serviços.
Nosso desafio é equilibrar essa padronização global de excelência com o toque humano e acolhedor característico da hospitalidade gaúcha. No fim das contas, é um casamento perfeito: a tradição de bem receber da nossa região aliada à credibilidade e ao padrão Hilton de hospitalidade.
HN: A gastronomia tem se tornado um diferencial importante na hotelaria. Como o DoubleTree by Hilton Porto Alegre trabalha esse aspecto para atrair não apenas hóspedes, mas também o público local?
VM: Temos feito um trabalho muito bonito de aproximação com o público local, mantendo nossas portas sempre abertas para a comunidade. Iniciativas como o Festival de Caldos e Sopas foram fundamentais para fortalecer esse vínculo.
E temos grandes novidades a caminho, entre elas, o Réveillon Lavue, que promete ser um marco para a cidade e tem tudo para se tornar um evento tradicional em Porto Alegre. Seguimos atentos às tendências e buscando constantemente novas experiências gastronômicas que unam sabor, acolhimento e identidade local.
(*) Crédito da foto: Divulgação

















