Toda a cadeia de negócios do turismo foi afetada pela pandemia, e os intermediários não são uma exceção. No entanto, o TripAdvisor registrou crescimento de 40% nas menções no Twitter de junho a novembro. Trata-se da maior alta no período entre os principais players do segmento , que inclui Booking Holdings e Expedia Group. A análise da GlobalData mostra ainda que, diferentemente das duas grandes OTAs, as interações foram muitas vez favoráveis.

Análise da plataforma de influenciadores da GlobalData revelou expansão constante no número de menções ligadas a TripAdvisor e Booking Holdings. Já Expedia falhou em sustentar o pico elevado que mantinha antes da pandemia. A OTA norte-americana registrou queda de 20% no volume de citações, enquanto Booking viu o indicador subir 20% de junho a novembro.

Para garantir tamanho sucesso nas interações no Twitter, o TripAdvisor se saiu bem em uma questão fundamental para o consumidor. “Em junho, houve aumento acentuado nas menções ao TripAdvisor em função do pacote Travel Safe, lançado para aumentar a confiança do consumidor”, explica Smitarani Tripathy, analista de Influencer da GlobalData. “A ferramenta fornece informações e garantias aos viajantes e ajuda a indústria da hospitalidade a reconquistar a confiança em relação à segurança e limpeza”, completa.

TripAdvisor: mais menções positivas

Em outubro, as menções aumentaram quando o TripAdvisor lançou o Menu Connect, solução de gerenciamento de listagem online para restaurantes. Em novembro, outro pico foi percebido quando a plataforma norte-americana emitiu um alerta sobre o resort Sea View Koh Chang. O empreendimento tailandês processou um hóspede se baseando na lei de Difamação local. A abordagem agressiva do TripAdvisor é sempre acionada para proteger a liberdade de expressão nos reviews feitos pelos hóspedes.

Um grande pico em torno da Booking Holdings foi notado em agosto, mas em torno de uma notícia pouco positiva. Na ocasião, a empresa anunciou seu plano de demitir até 25% da força de trabalho globalmente, ou cerca de 4 mil funcionários. Da mesma forma, houve aumento acentuado nas interações relacionadas ao Expedia Group no Twitter em novembro, liderado pela violação de dados do Prestige Software, plataforma de reserva de hotel exposto pelo Website Planet.

(*) Crédito da foto: geralt/Pixabay