De acordo com dados divulgados pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o turismo nacional continua em um cenário positivo. No primeiro trimestre deste ano, o faturamento chegou a R$ 48,2 bilhões, 1,9% maior do que o mesmo período de 2023. O resultado é o melhor primeiro trimestre para o setor desde 2019, ano pré-pandemia.

Os avanços foram puxados pelas áreas de locação de meios de transporte (12,3%), alimentação (7,8%) e meios de hospedagem (6,4%). Também influenciaram o resultado as atividades culturais, recreativas e esportivas (5,3%),  transporte aquaviário (2,4%) e transporte aéreo, que obteve o maior faturamento, chegando a R$ 12,1 bilhões.

No recorte regional, o Tocantins liderou as altas do ano, seguido do Acre. Os dois estados tiveram as maiores variações do turismo nacional entre as unidades federativas, com Tocantins crescendo 11,8% e Acre chegando a 10,6%. O terceiro lugar ficou com o Distrito Federal, com incremento de 7,7%.

Expectativas

Segundo a FecomercioSP, a perspectiva é de que o turismo nacional continue mantendo os bons resultados. Além disso, os investimentos em meios de hospedagem e na malha aérea devem contribuir para aumentar a oferta a médio e longo prazos, o que pode possibilitar avanço no volume e, consequentemente, uma influência positiva mais adiante no faturamento.

O resultado do primeiro trimestre está em linha com a previsão da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), que apontam alta no turismo nacional ao longo do ano. De acordo com a entidade, o setor deve fechar 2024 com crescimento de 2,4%.

(*) Crédito da foto: Pixabay