O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em parceria com o Turistech Hub e o MTur (Ministério do Turismo), acaba de lançar o Desafio InovaClima 2024. O concurso visa encontrar e apoiar soluções inovadoras que enfrentem os impactos das mudanças climáticas no setor de turismo. Startups interessadas têm até 9 de agosto para se inscrever, acessando o formulário disponível no link.

O propósito do desafio, que reforça as iniciativas desenvolvidas pelo Turistech Hub na formação de líderes no turismo, é estimular a inovação e o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a sustentabilidade e adaptação climática. Além disso, o projeto também busca fortalecer a posição do setor no cenário internacional, aproveitando a tecnologia como uma ferramenta estratégica.

“O Desafio InovaClima representa uma oportunidade crucial para transformar o setor de turismo, tornando-o mais sustentável e moderno. A incorporação de tecnologias novas é vital para converter o turismo em um motor de crescimento econômico e sustentabilidade”, destaca Juliana Bettini, especialista em Turismo do BID.

Desenvolvimento e oportunidades

Edson Barros, coordenador de Sustentabilidade e Ações Climáticas do MTur, diz que o Brasil, com sua biodiversidade, tem uma vantagem competitiva significativa que pode ser explorada para se destacar no turismo global. “A colaboração do BID, Turistech Hub e MTur é fundamental para impulsionar mudanças e preparar o setor para os desafios futuros, promovendo um desenvolvimento sustentável e fortalecendo o compromisso climático do país no cenário internacional”, avalia.

Os projetos selecionados terão a chance de participar de sessões de mentoria com especialistas do BID, do MTur e líderes do setor de turismo e tecnologia. Também haverá oportunidades para networking com investidores e parceiros do ecossistema de inovação.

(*) Crédito da foto: Freepik