Uxua Casa Hotel & SpaIniciativa leva refeições para idosos em isolamento e crianças

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde como medida preventivas em combate à propagação do coronavírus, a Uxua Casa Hotel & Spa junta-se aos outros estabelecimentos que paralisam as operações temporariamente. O empreendimento, todavia, passa a servir um novo propósito que não o atendimento cotidiano aos hóspedes. 

A partir desta semana, com as atividades paralisadas, e 80% dos funcionários reclusos em casa, o hotel segue com ações de suporte nutricional para vulneráveis da comunidade. O projeto tem supervisão da chef Ju Pedrosa e do nutrólogo Dr. Jullian Hamamoto e consiste na distribuição de refeições para idosos em isolamento e crianças locais sem acesso aos refeitórios das escolas. 

Wilbert Das, fundador do hotel, realça os valores da marca, destacando que "o bem estar do planeta foi um valor central na criação do Uxua e temos o privilégio de contar com um excelente médico em nossa equipe nos ajudando diariamente a planejar maneiras de garantir que a pequena equipe ainda trabalhando possa fazê-lo em segurança enquanto dedicam-se a ajudar sua comunidade. O Dr. Jullian acredita que um time enxuto na cozinha com um bom planejamento de segurança pode fazer muito para ajudar na potencial crise nutricional em Trancoso".

Bob Shevlin, co-fundador do hotel, complementa ainda que "a nutrição da comunidade sempre foi um de nossos focos, coordenamos o Organic Festival Trancoso que oferece informação e opções gastronômicas para a comunidade, apoiamos a criação de hortas comunitárias e em 2018 providenciamos cinco voluntários para a ONG Observatório Social, que monitora a oferta de refeições saudáveis e constantes nas escolas municipais de Trancoso. O coronavírus é conhecido por ser de alto risco para idosos e pessoas com condições frágeis de saúde mas aqui também é uma ameaça de desnutrição para muitas famílias, com a completa interrupção do turismo em uma economia fortemente dependente dele. Não podemos assistir a tudo isso com apatia, precisamos ser parte da solução em meio a crise."

Uxua Casa Hotel & Spa: serviços à comunidade

Além da distribuição gratuita de marmitas àqueles em situação vulnerável, o empreendimento ainda disponibiliza do nutrólogo que estará à disposição total dos hospitais locais. "Quando eu comecei a cuidar em tempo integral do Uxua Vida Lab – um laboratório de pesquisa nutricional conectado ao Uxua Vida Spa – Wilbert e Bob me pediram para dedicar um dia por semana para atendimento no hospital público local, para que eu pudesse permanecer conectado a comunidade como dita a cultura do hotel. Tenho a sorte de poder me voluntariar em tempo integral nesse momento de crise".

Aos apreciadores da gastronomia da chef, que comanda o restaurante do Uxua, as refeições poderão ser adquiridas via delivery a preços reduzidos. O menu exclusivo e limitado a cada dia, é preparado do lar da própria Ju Pedrosa, que também cumpre as recomendações de isolamento social: "O Dr. Jullian enfatizou para toda a equipe que o objetivo principal de todos em Trancoso no momento é o distanciamento social, essa é a prioridade número um. Nos planejamos para trabalhar com um time bem reduzido e com excelentes precauções sanitárias pois acreditamos que boas refeições entregues em casa podem ser muito úteis e ajudar no processo de distanciamento. É um serviço normal em grandes cidades mas ainda novo para nossa vila".

(*) Crédito da foto: Divulgação/Uxua Casa Hotel & Spa