Primeiro empreendimento da Vila Galé em Minas Gerais, o Vila Galé Collection Ouro Preto abre suas portas oficialmente amanhã (24). A inauguração será celebrada com uma festa para 500 convidados, entre jornalistas, trade turístico, executivos da rede e influenciadores digitais.
O hotel, que será o 12º da rede portguesa no Brasil, contará com diárias que variam entre R$ 800 e R$ 1 mil. Nos últimos meses, o Vila Galé Collection Ouro Preto realizou uma série de mutirões de empregos para completar seu quadro de funcionários.
Anunciado em 2023, o empreendimento foi instalado em um imóvel tombado em 2014 pelo Iepha-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico). O projeto envolveu negociações com o governo de Minas, via Invest Minas, os Salesianos e o grupo Vila Galé.
O hotel foi instalado no 1º Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, datado de 1779, local que abrigou a antiga Coudelaria Imperial e, posteriormente, as Escolas Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, às margens da BR-356.
A escolha do antigo Colégio Dom Bosco segue a política da Vila Galé de recuperar imóveis históricos. Atualmente, 10 dos 45 hotéis do grupo estão em edifícios restaurados.
De acordo com o site O Tempo, João Paulo Martins, presidente do Iepha-MG, destaca que as intervenções seguiram rigorosamente os critérios técnicos de preservação. Já João Paulo Braga, presidente da Invest Minas, ressalta o impacto positivo do projeto. “Equipamentos turísticos de alta qualidade, como o Vila Galé em Ouro Preto, geram empregos, movimentam a economia e ajudam a recontar nossa história de forma viva”.
“A chegada do Vila Galé, primeira bandeira internacional a se instalar em Minas Gerais em mais de 30 anos, é resultado de uma política estratégica que posiciona o estado no cenário global do turismo. Minas se abre ao mundo com infraestrutura, segurança e experiências únicas, e o mundo está respondendo com confiança, investimento e presença”, comenta Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo.
Início das operações
O hotel inicia operação em soft opening com 200 dos 311 apartamentos já disponíveis, prevendo funcionamento total até meados de junho. A rede aposta na alta temporada de inverno para impulsionar a ocupação e em campanhas promocionais no mercado europeu. A escolha por Ouro Preto também se deve à proximidade de polos emissores como São Paulo e Rio de Janeiro. “Estamos apostando na curiosidade do mercado”, afirma Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do grupo e filho do fundador, Jorge Rebelo.
Do total de 311 quartos, 95 ficam no edifício histórico e os demais em dois novos blocos com 216 unidades. As acomodações se dividem em cinco categorias:
- Apartamento: 224 unidades entre 18 metros quadrados (m²) e 41 m², para dois ou três adultos ou dois adultos e uma criança;
- Apartamento familiar: 37 unidades de 41 m² a 49 m², para dois adultos e duas crianças de até 12 anos;
- Apartamento familiar NEP: 32 unidades com decoração temática para famílias, com até duas crianças;
- Suíte: 18 unidades de até 56 m², para até três adultos ou dois adultos e uma criança.
Entre os serviços disponíveis estão Wi-Fi gratuito, aluguel de equipamentos audiovisuais, serviço de banquetes, estacionamento, secador de cabelo e cafeteira.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Vila Galé