A união entre o trade turístico se mostra cada dia mais consolidada perante a pandemia. Após se juntar a outras quatro cidades em busca da reativação do segmento Mice, a Alianza Sudamérica, o Visite São Paulo passa a integrar a uma nova rede em prol da retomada.

Nove cidades e sete países da América Latina se uniram para atrair o turismo como estratégia de reativação econômica. Com o lema “Vive ciudad latina”, os destinos passam a se promover de forma unificada. Bogotá, Buenos Aires, Lima, Medellin, Quito, Cidade do México, Rio de Janeiro, Santiago e São Paulo compõem a RDUL (Rede de Destinos Urbanos Latino-Americanos). A proposta é fomentar o setor em conjunto e atrair visitantes internacionais.

“Temos uma competição entre os destinos, mas sabemos que um turismo latino fortalecido, com alianças comerciais bilaterais, facilidade de locomoção e uma promoção massiva dos atrativos, beneficia a todos. Vamos juntos trabalhar por uma retomada segura e promissora a curto, médio e longo prazo”, comentou Fabio Zelenski, diretor do São Paulo Convention & Visitors Bureau, na ocasião da assinatura do acordo.

“Está comprovado que, respeitar o distanciamento, usar máscaras e lavar as mãos constantemente, diminui significativamente as possibilidades de contágio. Por isso, queremos mostrar a riqueza turística da América Latina para receber cada vez mais viajantes. Assim contribuímos com a sobrevivência dos empreendimentos, os numerosos empregos e com os grandes benefícios que traz o turismo para a economia e o desenvolvimento dos países”, explicaram os representantes da RDUL.

Visite São Paulo: retomada do turismo

Antes da pandemia gerada pela Covid-19, a OMT (Organização Mundial de Turismo ) estimava que um de cada dez empregos no mundo estava vinculado ao turismo e que esta indústria representava 10,4% do PIB mundial. Um dos grandes desafios desta rede é acelerar a recuperação do turismo para retornar a estes níveis.

Atualmente as fronteiras dos sete países encontram-se abertas e as nove cidades declaram estarem preparadas para receber os turistas estrangeiros, cumprindo todos os protocolos de biossegurança.

A promoção em conjunto das cidades tem como objetivo incentivar a reativação econômica destes países através do turismo, com o conhecimento e os atributos que as unem como destinos latinos, além de suas fronteiras.

A criação da RDUL responde à necessidade de trabalhar unidos pelo crescimento turístico, atendendo ao chamado de Zurab Pololikashvil, secretário Geral da OMT, que afirmou ser necessária uma coordenação das decisões políticas além dos limites territoriais para fazer frente a um desafio que não entende de fronteiras.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Visite São Paulo