Durante coletiva de imprensa realizada há pouco no Novotel Center Norte, em São Paulo, o VSPCB (Visite São Paulo Convention Bureau) anunciou a 8ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo. O evento, que acontecerá sob o tema Turismo de raízes: origens e destinos, está marcado para o dia 3 de dezembro, das 8h às 14h, no WTC Events Center, na capital paulista.
Na ocasião, estiveram presentes Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; Toni Sando, presidente executivo do VSPCB; e Fernando Guinato, diretor do WTC Events Center e vice-presidente do Conselho do VSPCB.
“O Expo Fórum Visite São Paulo se tornou um dos eventos mais importantes do calendário do estado. Por isso, a Setur-SP está presente mais uma vez, discutindo uma série de ações em diversos segmentos, como o turismo de raízes, para melhor idade, entre outros. O objetivo é mostrar o potencial que este setor tem, e graças a este trabalho conjunto, estamos conseguindo”, disse Lucena. “As expectativas para o evento são as melhores possíveis, estamos muito animados”, complementou o secretário, ressaltando que, para este ano, a projeção de crescimento do turismo paulista é de 5% frente a 2023.
Guinato reforçou a importância do evento para o setor. “Para nós, é um prazer realizar mais uma edição do Expo Fórum Visite São Paulo, que vem ganhando cada vez mais importância dentro da cadeia do turismo. É crucial que discutamos questões relacionadas à nossa indústria, para que possamos desenvolver iniciativas que estimulem o crescimento”, salientou.
Trabalho em equipe
Por fim, Sando endossou a importância do trabalho conjunto para a realização do evento e para o crescimento do setor. “Esse encontro tem como principal objetivo ser multisetorial, abordando as principais dores e tendências da cadeia do turismo como um todo”, explicou.

Segundo o executivo, a participação de todos os segmentos que compõem a indústria é crucial para mostrar o potencial econômico do turismo. “É para isso que trabalhamos: para gerar resultado e atrair cada vez mais negócios para São Paulo, elevando a nossa participação na economia”, pontuou.
Sando ressaltou que o evento contribui exatamente neste sentido, de ser um agregador, gerando valor para a indústria de modo geral. “É preciso estimular esses debates, com participação de todos, para seguirmos gerando demanda e negócio. Nossas expectativas são as melhores possíveis”, finalizou.
Expo Fórum Visite São Paulo: programação
- 8h – Credenciamento
- 9h – Abertura e ação social – Instituto da Criança do Hospital das Clínicas
- 9h30 – Palestra: O turismo do estado de São Paulo: desafios e oportunidades
- 10h05 – Palestra: ESG Setor de Eventos
- 10h30 – Pitch: Vencedores do 2º Hackathon Visite São Paulo
- 10h55 – Palestra: Panorama da Aviação
- 11h30 – Painel: Turismo de Raízes: Origens e Destinos
- 12h10 – Troféu Professor Mario Beni em parceria com Skål Internacional São Paulo
- 12h35 – Cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres do Turismo Paulista
- 13h15 – Encerramento
Programação paralela
- 14h – Conturesp
- 14h – Capacitações
(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News