O Pará está em alta. Desde que a COP 30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas) foi confirmada em Belém em novembro de 2025, o estado passou a ser foco de holofotes, inclusive da hotelaria. O destino vem atraindo investimentos robustos em sua estrutura turística, inclusive da Wyndham Hotels & Resorts, que anunciou seu primeiro empreendimento de multipropriedade no Norte do país.

O projeto faz parte dos cinco contratos de multipropriedade assinados pela Wyndham entre janeiro e maio deste ano e é fruto da parceria entre a gigante hoteleira e o Guará Acqua Park, parque aquático que servirá como âncora do empreendimento. O lançamento foi oficializado durante a Adit Share deste ano.

Com VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 400 milhões, o Guará Forest Resort contará com R$ 110 milhões de investimento para sua construção, que serão desembolsados também pela VR4 Share. O empreendimento será levantado em Castanhal, a cerca de uma hora de Belém, e anexo ao Guará Acqua Park, com bandeira Wyndham Garden.

Segundo Maria Carolina Pinheiro, vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Wyndham para a América Latina e Caribe, o projeto reforça o interesse da rede em expandir sua oferta de multipropriedade no mercado brasileiro, onde o grupo possui dois cases de sucesso: o Wyndham Olímpia Royal Hotels e o Wyndham Gramado Termas Resort & SPA.

“A multipropriedade é importante para nós pelo conhecimento que temos no segmento. Isso facilita a nossa venda de projetos, o que nos ajuda na expansão deste modelo. Contamos com 23 contratos assinados para esse tipo de negócio, que é uma forma de crescimento e desenvolvimento do turismo que ajuda a criar novos destinos no mercado”, pontua a executiva.

A escolha da bandeira Wyndham Garden, de perfil midscale, foi baseada em sua característica de prezar pela sustentabilidade, fator de enorme sinergia para o destino do projeto. “É uma marca que tem tudo a ver com a região, pois exalta a cultura regional com elementos em pedra, madeira e acabamento que se integra com a natureza”, acrescenta Maria Carolina.

Maria Carolina Pinheiro

Maria Carolina destaca foco em multipropriedade

Projeto com ambição internacional

O primeiro empreendimento de multipropriedade da Wyndham no Norte do país já nasce mirando alto. Como um segmento ainda pouco explorado na região, a parceria planeja tornar o projeto objeto de desejo não apenas no Brasil, mas também para o público internacional.

Sócia do Guará Acqua Park, Fernanda Magalhães afirma que a consolidação do empreendimento é a realização de um sonho. “É uma idealização, pois é um projeto que tem o meu coração e quero enaltecer o Pará com o melhor que o estado tem a oferecer. Por isso, optamos por um prédio horizontal, com 850 metros quadrados (m²) de área construída e no máximo dois andares”.

As acomodações, em formato de bangalôs, também prometem ser outro diferencial do empreendimento, pensados para dar a sensação de proximidade com a natureza. Fernanda ressalta que, desde sua concepção, a ideia era que o Guará Forest Resort fosse um projeto de multipropriedade.

“Nós já trabalhávamos com títulos de direito de uso no parque, que é uma prática semelhante. Contamos com 89 mil sócios e, por uma questão estratégica, vamos usar essa base para divulgar o empreendimento, mesmo não sendo um modelo de negócios comum no Pará”, pontua a sócia.

Com 162 UHs e previsão de inauguração em 2028, o Guará Forest Resort contará com 5 mil cotas em seu inventário. Após o lançamento do projeto, em junho, 300 frações foram vendidas. Para a comercialização, além de uma loja física dentro do parque aquático, Fernanda aposta no digital como força de vendas.

“O Guará Acqua Park recebe 220 mil pessoas por ano. Apenas em julho, são 55 mil visitantes. Para o Guará Forest Resort, precisávamos de uma bandeira internacional para dar a projeção que esperamos”, finaliza Fernanda.

(*) Crédito das fotos: divulgação/Wyndham Hotels & Resorts