O Dia Internacional do Turismo é comemorado dia 27 de setembro, próximo domingo, e marca também o início da Abav Collab. O evento híbrido está em sua primeira edição e foi desenvolvido para substituir a Abav Expo, adiada para 2021 devido à pandemia. A ação vai até o dia 2 de outubro e conta com o apoio de entidades como Braztoa e Abracorp.

Marcando a retomada do turismo nacional, a programação traz temas relevantes como capacitação, fortalecimento do mercado por meio de lives, networking, além da versão virtual da Black Friday de Viagens, sucesso na feira em 2019.

O evento vai receber a 42ª edição da Aviesp Expo, também adiada para o ano que vem e um stand do Sebrae, que vai colocar à disposição do público um conjunto de soluções para pequenos negócios, um dos setores mais afetados pela crise. Para Carlos Melles, presidente do Sebrae, a participação da instituição confirma a importância estratégica das micro empresas no setor.

“As micro e pequenas empresas reúnem mais de 98% de todas os empreendimentos que atuam no turismo e a presença do Sebrae simboliza a relevância dos pequenos negócios no ABAV Collab”, comenta. Melles ressalta o papel da atividade para a economia. “O turismo é um segmento com amplo potencial no Brasil e os negócios inovadores, que souberem se adaptar à demanda e ao comportamento do perfil de consumidor pós-pandemia, vão sair na frente. Mais uma vez, será necessária toda a visão e criatividade desses empreendedores para fomentarmos um turismo mais criativo e fortalecido daqui para frente”, comentou.

Abav Collab: programação

A analista da unidade de competitividade do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, informa que a instituição estará presente no Abav Collab em três painéis, debatendo temas fundamentais: Inovação, a essência do Turismo; Retomada do Turismo e os Pequenos Negócios, além do painel com o tema “Pix – novo meio de pagamento gerando ganhos para negócios de turismo”.

O Sebrae também vai contar com um stand virtual no site do evento, onde o público vai poder conhecer e acessar gratuitamente um conjunto de soluções desenvolvidas para as micro e pequenas empresas. “Além de um conjunto de protocolos, com orientações para uma retomada com segurança, o Sebrae tem orientando essas empresas quanto à importância da sua presença no ambiente online, sobre o papel do marketing digital e a necessidade de usar ferramentais digitais na gestão dos pequenos negócios para ampliação de sua competitividade”, destaca Ana Clévia.

Para ter acesso a programação completa acesse o link.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Abav