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Airbnb incrementa oferta em Belém antes da COP30

A menos de três meses da COP30, em Belém, o Airbnb conta com 8,8 mil anúncios ativos na capital paraense, saindo de pouco mais de 1 mil em 2023. Os dados foram apresentados durante o Airbnb Day, promovido ontem (26) em parceria com a Setur-PA (Secretaria de Turismo do Pará).

A movimentação ocorre em meio ao momento conturbado na hotelaria da região. A quantidade de leitos disponíveis avançou cerca de 712%, chegando a 27,8 mil em agosto deste ano.

Para Fiamma Zarife, diretora geral do Airbnb para a América do Sul, os números refletem a vocação da cidade para receber visitantes. “O que vemos é a combinação perfeita entre a hospitalidade local e a transformação da comunidade de anfitriões. Trabalhamos para conscientizar sobre a importância de receber com qualidade e responsabilidade, além de promover boas práticas entre os anfitriões”, afirma.

Cenário

Hoje, Belém já conta com 27,8 mil leitos e 19,2 mil quartos disponíveis na plataforma. O crescimento foi acompanhado de maior qualificação e, em 2025, houve aumento de quase 70% nos anúncios classificados como “Preferidos dos Hóspedes” e de cerca de 50% no número de superhosts.

A procura por destinos paraenses também aumentou. As buscas domésticas pelo estado cresceram mais de 115% na plataforma, com destaque para Belém, Salinas e Santarém no segundo semestre de 2025. Já Salvaterra figura entre os 10 destinos costeiros mais hospitaleiros do Brasil no Airbnb.

De acordo com a Setur-PA, a parceria com a plataforma foi decisiva para ampliar a capacidade de hospedagem.

Impacto econômico

Segundo estudo da FGV (Fundação Getulio Vargas), encomendado pelo Airbnb, a atividade da plataforma movimentou R$ 300,3 milhões em Belém em 2024. O valor inclui a geração de 1,8 mil postos de trabalho e R$ 82,5 milhões em renda adicional para moradores, além de R$ 26,8 milhões em tributos diretos e R$ 166,2 milhões para o PIB municipal.

A empresa destaca que a COP30 representa uma oportunidade para reforçar o potencial turístico do Pará. Por isso, a estratégia inclui incentivar anfitriões a adotar práticas de hospitalidade alinhadas ao evento, visando um legado de inclusão produtiva e valorização cultural após a conferência.

(*) Crédito da foto: Unsplash