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Azul restabelece operações em Sinop (MT)

Por Redação 3 de agosto de 2020

Azul - Sinop - rotaOperações serão realizadas quatro vezes por semana nas aeronaves recém-construídas

A Azul Linhas Aéreas vem retomando suas operações de forma gradativa. Em julho, a companhia anunciou a volta das atividades em oito destinos e, desta vez, Sinop (MT) tem suas conexões restabelecidas com a primeira operação realizada com a aeronave Embraer 195 E2, o maior já fabricado no país.

Tendo Campinas, o maior centro de conexões da Azul no país, como destino, as operações em Sinop serão realizadas quatro vezes por semana com as aeronaves recém-fabricadas da Embraer. Os E2 da companhia estão projetados com capacidade para até 136 assentos (18 a mais que os atuais E1), sendo 28 deles de Espaço Azul – que, localizado na parte dianteira da aeronave, conta com maior espaço entre as poltronas – e equipados com motores Pratt & Whitney GTF™, que reduzem em até 25% o custo por assento na operação do novo modelo. Nele, os passageiros da Azul podem aproveitar a última geração de telas individuais com TV SKY ao vivo, tomadas individuais, além de muito conforto com o novo espaço interno e com a redução de ruído proporcionada pelos novos motores. Além de Campinas, Sinop também tem frequências diárias para a capital do estado, Cuiabá.

“Ao mesmo tempo em que traz ganchos operacionais, os Embraer 195 E2 comportam mais clientes e são extremamente confortáveis para quem tem a oportunidade de voar nesta aeronave. É um avião de última geração, um dos melhores produtos que a Azul pode oferecer, e que foi planejado para operar as ligações para Campinas, proporcionando um incremento na Experiência Azul. Por outro lado, Ainda aguardamos a implementação do IFR no aeroporto, que nos dará maior flexibilidade de operação, além de reduzir a incidência de atrasos e cancelamentos por meteorologia. A Centro-Oeste Airports é a responsável por homologar este tipo de procedimento e o aguardamos ansiosos desde o leilão do bloco Centro-Oeste”, afirma Vitor Silva, gerente de planejamento de malha da companhia.

Fundamental para a aproximação de aeronaves no período noturno e em condições meteorológicas adversas, o instrumento chamado IFR está em fase de estudos para implementação no aeroporto de Sinop. A colocação do equipamento permitirá que o voo de Campinas seja em horário noturno, possibilitando viagens de ida e volta para São Paulo no mesmo dia.

A partir de 2 de setembro, é a vez do mercado Cuiabá-Sinop ganhar um upgrade de equipamento. A rota, que hoje também é operada com o Embraer 195 E1, passará a ser cumprida com as modernas aeronaves Airbus A320neo, com capacidade para até 174 passageiros.

Azul: protocolos de segurança

A Azul reforçou a limpeza de suas aeronaves a cada voo e à noite, seguindo os protocolos sugeridos pela IATA. A companhia também foi a primeira do país a tornar obrigatório o uso de máscaras por tripulantes e clientes, tanto a bordo quanto em solo. Em outra iniciativa pioneira, a empresa passou a medir a temperatura das equipes a cada início de turno, aumentando a confiança em solo e a bordo e preservando a vida e a segurança de todos.

A companhia tem orientado o check-in pelo aplicativo da companhia e, para aqueles que precisa despachar a bagagem, sugere o uso dos balcões de autoatendimento, em que o próprio cliente etiqueta sua bagagem sem contato com a tela dos tablets. Para o embarque, a Azul lançou o Tapete Azul, composto por um conjunto de projetores e monitores. Por meio de realidade aumentada projetores no chão formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. A inovação vem proporcionando uma diminuição de cerca de 25% no tempo em que uma pessoa leva entre embarcar e sentar dentro do avião e, de quebra, contribui para o distanciamento social, já que os clientes convocados para o embarque ficam a quatro metros de distância entre si.

A bordo da aeronave, kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido estão à disposição para uso dos clientes e dos tripulantes quando necessário. A companhia também tem utilizado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina o vírus da Covid-19 em 99,99% dos casos. Com o produto e a limpeza dupla nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores, a Azul vem atendendo todas as normas de procedimento de limpeza e desinfecção sugeridas pela Anvisa. O serviço de bordo passou a ser realizado ao final do voo, garantindo o uso da máscara durante toda a viagem, e o desembarque agora é realizado por fileiras, evitando as costumeiras aglomerações no corredor no momento de saída da aeronave.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Azul Linhas Aéreas