AzulAzul: demanda cresce 31% em setembro

A Azul informou que a demanda por assentos em seus voos em setembro cresceu 31% ante o mesmo mês de 2018. Já a oferta total da empresa cresceu 30,8%. Isso resulta em uma taxa de ocupação de 83,3% no mês. 

Nos voos domésticos, a taxa de ocupação atingiu 82,1%, e nos voos internacionais, 87,7%. Nos voos nacionais, no terceiro trimestre do ano, o tráfego de passageiros consolidado cresceu 30,7%, com aumento de 29,3% na capacidade dos voos, na comparação anual. A taxa de ocupação trimestral cresceu 0,9%, ficando praticamente estável.

Já nos voos internacionais, a demanda avançou 17% contra uma oferta de 16,9%. Com isso, o aumento da taxa de ocupação também ficou praticamente estável, já que a variação positiva foi de apenas 0,1%. No geral, a demanda cresceu 27,1%, ao passo que a oferta variou positivamente em 26,1%. O aumento na taxa de ocupação foi de 0,6%.

"Em setembro nós continuamos a demonstrar nossa habilidade em equilibrar capacidade com demanda ao crescer mais de 30% e ao mesmo tempo manter nossa taxa de ocupação estável", comentou John Rodgerson, CEO da Azul.

Azul: à espera de novo Airbus

O CEO comentou também que a companhia aérea está aguardando a entrega do 32º avião Airbus A320neo. Também está aguarando pela entrega do primeiro E915-E2, da Embraer. De acordo com Rodgerson, estes modelos servirão de mola propulsora da expansão das margens dos voos nos próximos anos.

Recentemente, a Azul divulgou algumas ações estratégicas. Uma delas foi a confirmação do serviço de stopover em São Paulo. A partir de agora, passageiros que quiserem estender conexão, na ida ou volta de suas viagens domésticas e internacionais, poderão ficar em São Paulo por até três dias, sem custo adicional. O serviço já está disponível no site da empresa e é oferecido em Viracopos (Campinas), Guarulhos e Congonhas. 
   
Para o verão, a Azul também pretende ampliar algumas operações para atender à demanda. Cidades como Vitória (ES), Cuiabá (MT), Porto Seguro (BA) e Montes Claros (MG) terão mais operações entre 20 de dezembro e 2 de fevereiro de 2020.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Azul Linhas Aéreas