sábado, 8/novembro
InícioNEGÓCIOSMercadoBooking destaca individualidade e personalização como tendências

Booking destaca individualidade e personalização como tendências

O turismo entra em uma nova fase — mais íntima, tecnológica e emocional. O viajante de 2026 quer mais do que conhecer lugares: ele busca se reconhecer neles. É o que revela a 10ª edição do estudo Travel Predictions, da Booking.com, que aponta uma transformação no comportamento global dos turistas.

Com base em entrevistas com mais de 29 mil pessoas em 33 países, a pesquisa mostra um movimento claro em direção a experiências sob medida, moldadas por interesses pessoais, estilo de vida e até espiritualidade, aponta o Hotel News Resource.

Entre as tendências em alta estão as chamadas viagens romantasy, que misturam fantasia e romance, levando turistas a castelos, florestas encantadas e banquetes medievais. Segundo o levantamento, 71% dos viajantes se interessam por esse tipo de imersão, impulsionados por recomendações feitas com apoio da IA (Inteligência Artificial), que sugere hospedagens e destinos com atmosfera mágica.

Outro destaque são as casas humanoides, conceito que transforma o aluguel de temporada com tecnologia. Em 2026, será possível se hospedar em residências equipadas com robôs domésticos — de cozinheiros a assistentes de limpeza —, unindo conveniência e sustentabilidade. Cerca de 77% dos entrevistados afirmam estar dispostos a experimentar essa inovação.

A pesquisa também revela que as viagens terão papel importante nas relações pessoais. Muitos casais planejam usar as férias como “testes de turbulência”, explorando destinos remotos ou trocando papéis em retiros imersivos para fortalecer vínculos e autoconhecimento.

Outros insights

O estudo da Booking.com ainda identifica novas formas de consumir e lembrar as viagens. Os shelf-ie souvenirs — lembranças com design e significado — substituem os souvenirs tradicionais, valorizando o artesanato e a cultura local. Já os roadtrips rewired modernizam o clássico passeio de carro, apostando em tecnologia, caronas compartilhadas e rotas espontâneas.

A espiritualidade também influencia o planejamento: quase metade dos viajantes considera ajustar seus planos de acordo com sinais astrológicos, em busca de conexões cósmicas. Paralelamente, as glow-cations — viagens focadas em cuidados com a pele — ampliam o conceito de bem-estar, oferecendo experiências de autocuidado personalizadas.

O estudo aponta ainda o crescimento dos hobbies silenciosos, como observação de aves e coleta de plantas, que refletem o desejo por momentos de calma e reconexão com a natureza. Já os PastPorts trazem o poder da nostalgia, permitindo reviver memórias afetivas com ajuda da inteligência artificial.

Por fim, a Booking.com destaca o surgimento das Modern Milestone Missions: viagens para celebrar conquistas pessoais, como promoções, metas cumpridas ou novos começos. Uma tendência que confirma o espírito da nova era do turismo — em que cada viagem é, antes de tudo, uma forma de expressar quem se é.

(*) Crédito da foto: Divulgação

Feira Messe FRankfurt no exteriror
Clube de assinaturas de pontos da rede ACCOR