A 36ª edição do Encatho & Exprotel, marcada para acontecer de 29 a 31 de julho no CentroSul, em Florianópolis, promete reunir os principais nomes da hotelaria, do turismo e da cadeia produtiva do setor. O evento trará uma programação diversificada, que combina conteúdo técnico, tendências de mercado, sustentabilidade e tecnologia aplicada à hospitalidade.
Abrindo os debates do dia 30 sobre gestão pública e desenvolvimento regional, Bruno Wendling — especialista em Gestão Pública e Planejamento Estratégico no turismo — apresentará a palestra Gestão de destinos: inovação e responsabilidade. Ele abordará a importância de uma atuação integrada entre poder público, iniciativa privada e comunidade local.
O painel Conectando destinos: a força dos influenciadores no turismo catarinense, por sua vez, reunirá Osny Maciel, presidente da Abeoc-SC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), e as jornalistas Lívia Pulcherio e Lorena Oliva, especialistas na criação de conteúdo digital. O debate destacará como o marketing de influência vem sendo utilizado para divulgar cidades, atrair turistas e valorizar as experiências locais. A proposta é discutir estratégias para ampliar o alcance de campanhas e tornar os destinos catarinenses ainda mais atrativos.
Programação
Na área de sustentabilidade, o painel Energia inteligente: reduzindo custos com aquecimento, sustentabilidade e infraestrutura para veículos elétricos será conduzido por Marco Antonio de Oliveira, sócio-diretor da Neoenergy, e Carlos Kubitza, engenheiro de Controle e Automação.
O bate-papo apresentará soluções voltadas à eficiência energética nos meios de hospedagem. Paralelamente aos painéis, o Encatho contará com a tradicional Exprotel, feira de produtos e serviços voltada à hotelaria. A edição deste ano tem estandes ocupados por expositores apresentando soluções em automação, conectividade, mobiliário, segurança, lavanderia, amenities e energia renovável.
Com painéis atuais, foco em inovação, debates sobre sustentabilidade e gestão de destinos, o Encatho & Exprotel 2025 visa se posicionar como uma das mais importantes plataformas de conteúdo e relacionamento do setor hoteleiro no Brasil.
(*) Crédito da foto: Divulgação