A hotelaria de alto padrão no Brasil acaba de ganhar um reforço alinhado às demandas contemporâneas por sustentabilidade e inovação. O Grupo Emiliano inaugurou em São Paulo a primeira unidade do v3rso, seu novo tech boutique hotel, localizado na Alameda Santos, no bairro dos Jardins. A proposta nasce com uma ambição clara: operar como lixo zero e adotar práticas sustentáveis em todas as frentes — do desenho arquitetônico às operações digitais.
A preocupação ambiental norteia todo o projeto, o que explica as parcerias firmadas com a uma empresa, que atua no desenvolvimento de tecidos sustentáveis, e com a ONG Orientavida, que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social.
A arquitetura também reforça a preocupação ambiental. O hotel, anunciado no ano passado, conta com brises móveis na fachada para reduzir a incidência solar, aumentando o conforto térmico e diminuindo o uso de ar-condicionado. O projeto inclui ainda sistema de captação e reuso de águas pluviais, direcionadas à irrigação do paisagismo composto por espécies nativas — solução que reduz desperdícios e contribui para a preservação dos recursos naturais.
O empreendimento
No campo tecnológico, o v3rso aposta no conceito de green cloud. Toda a infraestrutura digital opera na nuvem por meio de uma parceria com o Google Cloud, garantindo menor consumo energético e emissões reduzidas. Entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, a operação digital da marca registrou apenas 1,9 tonelada de CO₂. Estudos da Accenture e McKinsey apontam que modelos como esse podem diminuir em até 80% as emissões em comparação ao padrão corporativo tradicional.
“O v3rso nasce como um manifesto de que a hotelaria de luxo, tecnologia e sustentabilidade podem caminhar juntos”, afirma Gustavo Filgueiras, CEO do Grupo Emiliano e fundador do v3rso. A expansão da marca já está em curso: quatro novos empreendimentos — no Parque Global (SP), em Porto Alegre, em Goiânia e no Nilo Square Residence Resort, em Boa Vista — seguem o mesmo conceito, combinando sofisticação, conectividade e responsabilidade ambiental.
O projeto mira um público de viajantes millennials de alta renda, cosmopolitas e com forte alinhamento a valores de sustentabilidade. Esse grupo, que deve representar cerca de metade dos viajantes internacionais nos próximos anos, busca experiências únicas, conectadas e com impacto positivo.
(*) Crédito da foto: Divulgação
















