Desde 2019 sob o guarda-chuva da HX Hospitality Group, o antigo Transamerica Opera passou por muitas mudanças, inclusive de nome. Atual H4 Opera Jardins, o empreendimento paulista vem realizando uma série de reformas para adaptar o produto ao novo modelo de negócios. O hotel retoma o processo de transformação interrompido pela pandemia, acumulando resultados positivos após o rebranding.
“Assumindo pouco antes da pandemia, a empresa teve um grande trabalho para alavancar o empreendimento durante o auge da crise sanitária”, conta Ricardo Feliciano, que está à frente das operações desde o final do ano passado. “Ainda assim, a nova administração, que conta com intensa força de venda no e-commerce e diversas parcerias com OTAs e metasearch engines, não só garantiu bons resultados como acabou atraindo muitos investidores”, explica.
Com diárias entre R$ 150 e R$ 180, a ocupação do H4 Opera Jardins girava em torno de 60% em sua antiga fase. Em apenas um mês de operação, a empresa já conquistou resultados expressivos de demanda, com o indicador ultrapassando os 80%.
O hotel encerrou 2019 com ocupação de 87,3%, número que caiu para 78,8% em 2020. E apesar de todos os desafios impostos pela pandemia, o H4 Opera Jardins recuperou o indicador em 2022, chegando a 91,2%. Quanto ao faturamento, os resultados do ano passado superaram os patamares pré-pandêmicos em 30%.
Vale destacar que o público do hotel, embora predominantemente corporativo, não é o genérico engravatado. “A localização é ímpar e atrai o corporativo de startups da região, jovens e influencers”, alega Feliciano. “Há ainda uma mescla de clientes que se hospedam para ir em eventos na Avenida Paulista, para conhecer o bairro ou para fazer tratamento em hospitais da região, além de muitos interioranos”, complementa.
De acordo com o gerente geral, o H4 Opera Jardins ainda se benficia de um público habitué. “Essa lealdade facilita bastante a operação e o atendimento, pois além de garantir reservas, o hóspede já conhece a propriedade e como funcionam os serviços oferecidos”.

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Além das parcerias comerciais, Feliciano credita o desempenho à operação enxuta da propriedade e a plataforma de vendas livre e ativa da rede. São apenas 25 funcionários em um empreendimento com 100 UHs, sendo 45 desses apartamentos em pool, com a taxa de conversão cada vez mais alta conforme a ocupação cresce.
Em 2023, o H4 Opera Jardins espera alavancar as obras de revitalização e retrofit dos apartamentos. “Também estamos trazendo o restaurante Serafina ao hotel, que estava sem um espaço gastronômico há mais de cinco anos. Essas novidades agregaram bastante para chamar a atenção de investidores”, salienta o gerente.
“Também contamos com uma equipe experiente, que já conhece o empreendimento e seu público”, pontua Feliciano. “Portanto, nosso objetivo é apenas melhorar o que já está em andamento”, finaliza o executivo.
(*) Crédito das fotos: Divulgação/HX Hospitality Group