quinta-feira, 4/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoHurb é proibido de operar no Brasil por Procon Carioca

Hurb é proibido de operar no Brasil por Procon Carioca

De acordo com o Procon Carioca, em 2024, 1.917 denúncias foram feitas contra o Hurb. A empresa tem 10 dias para se defender disso.

Com sede no Rio de Janeiro, o Hurb continua em um momento conturbado de sua história. Após ter o escritório esvaziado na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, em fevereiro, a empresa agora teve todos seus trabalhos suspensos no Brasil. A decisão partiu do Procon Carioca.

Ao todo, o Hurb tem 24 horas para interromper as operações, correndo o risco de ser multado em R$ 10 mil para cada dia em que continua operando. “A medida foi necessária para evitar que nos consumidores sejam prejudicados”, comenta João Pires, secretário especial de Proteção e Defesa do Consumidor.

De acordo com o órgão regulador do Rio de Janeiro, a decisão tem relação com o não cumprimento de exigências por parte do Hurb, segundo notificações e reclamações de consumidores acumuladas desde 2022.

A companhia tem 10 dias para se defender formalmente.

Mais informações

Por estar no Rio de Janeiro, a empresa está sob jurisdição do próprio município. Isso faz com que seja possível, portanto, que o Procon Carioca estenda os efeitos da proibição operacional para todo o território nacional.

Ao todo, foram 1,9 mil reclamações registradas pela entidade em 2024. Entre os argumentos mais ouvidos, estão ofertas não cumpridas, serviços não prestados e publicidade enganosa.

Entre outros desdobramentos, o Procon Carioca também determina, a partir dessa decisão, que o Hurb regularize, no mínimo, 90% das queixas dos clientes cadastradas nos sistemas estaduais. A ação deve ser concluída em 30 dias e acompanha ainda a apresentação de um plano de contingência financeira.

(*) Crédito da foto: Arquivo HN