Radisson Hotel Group - John KiddKidd: acordo é marco histórico para a rede americana

Anunciada em agosto, a compra da Radisson Hotel Group pelo consórcio liderado pela Jin Jiang International foi oficialmente finalizada hoje (13). Em comunicado, a empresa chinesa confirmou que entrou em acordo com as partes envolvidas, incluindo a também chinesa HNA Group. O preço final de compra foi de 35 kronos suecos por ação. Segundo notícias publicadas na ocasião, a transação giraria em torno de US$ 332 milhões.

A conclusão do negócio estava sujeita a aprovações de órgãos reguladores na Suécia, o que foi devidamente definido hoje. No total, a Jin Jiang International adquiriu 87.552.187 papéis da empresa, o que corresponde a 50,21% das ações e votos na cadeia hoteleira. O escritório Baker & McKenzie prestou consultoria legal ao consórcio chinês na transação.

"Isso é mais um marco incrível na história da empresa. Acredito que o acordo elevará o Radisson Hotel Group a um novo patamar na indústria de hospitalidade”, afirma John Kidd, CEO e COO da Radisson Hospitality. “No início do ano, quando anunciamos o rebranding da marca para Radisson Hotel Group, compartilhamos nossa visão para a empresa, que seria a empresa escolhida pelos hóspedes, proprietários e talentos”, completa.

Radisson Hotel Group: cronologia

De acordo com a imprensa internacional, a venda foi ocasionada pelos problemas financeiros vividos pelo HNA Group. A empresa chinesa vem negociando ativos desde o início do ano. Em junho, por exemplo, a Azul Linhas Aéreas anunciou que a companhia pretendia zerar sua participação na aérea brasileira, em um negócio que pode movimentar US$ 313 milhões.

Hoje, a Radisson Hotel Group tem um portfólio de 1,4 mil unidades (225 mil quartos) em 114 países. Na América Latina são 50 hotéis (7,8 mil apartamentos) em 16 mercados diferentes. No Brasil, a Atlantica Hotels detém a permissão para administrar propriedades da empresa. Ao todo, são 13 empreendimentos (2.628 habitações).

“Agora, somos parte da quinta maior empresa de hospitalidade do mundo.1 Além disso, o programa de fidelidade da Jin Jiang engloba mais de 100 milhões de membros. Juntamente com o número recorde de consumidores chineses que viajam para o exterior, temos uma série de novas oportunidades à nossa frente”, avalia Kidd. “O consórcio liderado por Jin Jiang trabalhará conosco para melhorar e executar nosso plano de cinco anos, continuando a prestar serviços excepcionais aos clientes e clientes”, finaliza o CEO da Radisson Hotel Group.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Radisson Hotel Group