De João Pessoa, Paraíba

JPA Travel Market- Verdegreen HotelCaroline: o RM tem que ser uma política dentro do hotel 

Em setembro de 2018, o Verdegreen Hotel passou a utilizar técnicas de RM (Revenue Management) para alavancar seus indicadores e as estratégias deram mais do que certo. Após um ano da implantação, o hotel viu seu faturamento subir 42%. Durante o JPA Travel Market, Caroline Urt, gestora de RM do empreendimento explicou quais ações foram feitas para fazer os principais indicadores crescerem.

“Agora que completamos um ano, temos uma experiência de dados para definir estratégias para 2020. Nossas ações foram baseadas no histórico do hotel, foi um ano de tentativa e erro. Abrimos mão da diária média para focar em ocupação e funcionou muito bem, registramos bons resultados de metas operacionais e de receita”, explica.

Segundo Caroline, o Verdegreen reduziu a diária média em 3,8%, ação que refletiu em receita e RevPar. Diretamente proporcional ao faturamento, o lucro por quarto cresceu na casa dos 40% nos primeiros 12 meses de RM. “A ocupação e diária média são meros índices para trabalhar. Podemos aumentar a diária média para conseguir a meta de RevPar e no outro mês ganhar em ocupação. Não é uma ciência exata”.

O empreendimento paraibano também estabeleceu regras tarifárias, onde as reservas feitas com maior antecedência possuem valores mais baixos – indo na direção oposta do mercado de João Pessoa. “Estabelecemos regras que mudam de acordo com o período e ocupação. Como fizemos testes neste primeiro ano, não seguimos à risca, mas se formos analisar, apenas nos primeiros meses de 2019 atingimos o RevPar de 2018 inteiro”, compara.

De acordo com Caroline, é importante a integração entre todos os setores para atingir as metas definidas. “O RM tem que ser entendido como uma política dentro do hotel. O gerente geral e a gestão precisam se envolver junto com o departamento de custos. Não adianta vender mais se o hotel segue gastando mais. Maximização de receita e controle de custos fazem o GOP aumentar e é aí que batemos as metas”.

JPA Travel Market: distribuição

O Verdegreen também vem buscando aumentar o número de vendas diretas pelo site e conversão em redes sociais investindo em novas contratações e ferramentas. “É o grande desafio da hotelaria brasileira. Ainda temos déficits de utilização de redes sociais para vendas e essa mudança está no planejamento dessa readequação comercial. Estamos estudando ferramentas que nos ajudem a competir com as OTAs”.

Mesmo com 70% de demanda corporativa, o Verdegreen vem trabalhando com afinco o público de lazer. O hotel busca adequar o atendimento e as tarifas aos finais de semana e alta temporada para atender às demandas. “Para a alta temporada, estamos segurando as vendas. O pick up do alzer é de sete a oito dias, então estamos apostando nas vendas de última hora”, finaliza. 

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a João Pessoa a convite do JPA Travel Market

(**) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News