O setor de hotelaria e viagens de luxo seguem em alta, impulsionado por um público que mantém seu apetite por experiências exclusivas, independentemente das oscilações econômicas. Viajantes desse segmento são menos sensíveis a variações de preço e crises globais, priorizando serviços personalizados, privacidade e alto padrão de qualidade. Em 2024, a LHW (Leading Hotels of the World) gerou US$ 1,4 bilhão em vendas para seus empreendimentos associados.
Atualmente, a LHW possui apenas um hotel no país, mas envia um grande número de turistas brasileiros para suas propriedades ao redor do mundo. Em entrevista ao Hotelier News, Willian Pulvirenti, diretor de Travel Trade Latam da empresa, destaca o desempenho positivo ao longo do último ano. “Em março, alcançamos 45 meses seguidos de crescimento. Fazemos análises mensais comparando o período atual com o mesmo mês do ano anterior. De modo geral, tivemos um 2024 recorde global, com avanço de 13% em relação a 2023”, aponta.
“Começamos 2025 em alta, com o primeiro trimestre superando os resultados do mesmo período do ano passado. A recuperação no pós-pandemia, aliada às estratégias dos hotéis, contribuiu significativamente para esse desempenho. Alta demanda e boas ações comerciais geram bons resultados”, complementa o executivo, acrescentando que a mudança no comportamento do consumidor, com a priorização de viagens após as restrições sanitárias, também impulsionou o setor.
Desempenho no Brasil
Segundo Pulvirenti, a LHW gerou US$ 26 milhões em vendas no Brasil em 2024, um crescimento de 25% em relação a 2023 e 47% na comparação com 2019, período pré-pandemia. “O ano passado consolidou a recuperação do setor”, pontua.
Desde a saída de João Annibale, que teve longa atuação na empresa, a LHW ajustou sua estratégia para focar no B2B, fortalecendo a comercialização por meio de agências parceiras. “Atualmente, nosso grupo de top sellers é formado por empresas médias, com equipes de 20 a 30 pessoas”, ressalta.
Para 2025, a empresa lançou uma ferramenta para mensurar os resultados dos hotéis associados. “A LHW apresentou o LAN (Leading Advisor Number), um recurso que avalia a produção das contas como um todo, mensurando o quanto cada agência gera de resultado”, explica Pulvirenti.
Entre os destinos mais procurados pelos brasileiros, destacam-se Itália, Suíça e Portugal. Já entre os hotéis mais reservados por esse público estão o Acqualina Resort & Residences on The Beach (EUA) e o Baur au Lac (Suíça). Atualmente, o portfólio da LHW conta com aproximadamente 420 empreendimentos.
“No ano passado, recebemos cerca de 30 novos hotéis em nossa marca. Nosso foco segue sendo qualidade, e o Leaders Club, nosso programa de fidelidade, já soma aproximadamente 30 mil membros. A América Latina continua sendo um mercado estratégico para esse crescimento”, finaliza.
(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News












