Foi em uma das penthouses do W São Paulo, inaugurado em dezembro do ano passado, que a reportagem do Hotelier News conheceu Louise Bang, CCO (Chief Commercial Officer) da Marriott International para a América Latina e Caribe. A vinda da executiva ao Brasil, com o objetivo de divulgar as aberturas e projetos em desenvolvimento no segmento de luxo, reforça como a relação entre a gigante norte-americana e o mercado brasileiro vem se estreitando por diferentes caminhos.
Louise apresentou em primeira mão os novos projetos da companhia e o importante papel da América Latina e Caribe nos planos de expansão da empresa. O portfólio de luxo da Marriott é dividido em sete marcas: W Hotels, JW Marriott, Luxury Collection, St Regis, The Ritz-Carlton, Bvlgari e EDITION. Ao todo são 658 propriedades distribuídas em 75 países, sendo 64 em CALA. De acordo com a executiva, das 249 novas aberturas, 38 estão na região.
“Atualmente, 10% do nosso portfólio de luxo está na América Latina e Caribe. Falando de Brasil, o W São Paulo é a nossa mais recente abertura. Muitos viajantes brasileiros já se hospedaram em hotéis W e acompanharam a evolução da marca. Agora, observamos o grande interesse de empresas e residentes pelo empreendimento”, avalia Louise.
No mercado brasileiro, a Marriott possui em pipeline o W Gramado e o The Westin All-Inclusive Resort João Pessoa — ambos com previsão de abertura em 2028 — além dos hotéis do Complexo Maraey, em Maricá (RJ). O empreendimento contará com uma unidade Ritz-Carlton, um JW Marriott e o Rock in Rio Autograph Collection, sendo os dois últimos em sistema all-inclusive.
“Nosso foco no Brasil é em São Paulo e no Rio de Janeiro. Já contamos com hotéis importantes, como o JW São Paulo, W São Paulo, JW Rio e Sheraton Rio. No total, temos 14 propriedades e nove marcas no mercado brasileiro. Seguimos olhando oportunidades em todo o país, mas por tamanho de demanda e estrutura, essas duas cidades são de maior interesse”, explica a CCO.

Fidelização e branded residences
Segundo a executiva, o Brasil é um dos mercados mais fortes da Marriott na América Latina e Caribe para o segmento de luxo, ao lado do México. “Os hóspedes brasileiros viajam por cultura, gastronomia, praias formidáveis e compras. São turistas que reservam nossos hotéis em Orlando, Miami, Nova York e Londres, mas que agora estão explorando mais seus próprios destinos”, pontua.
De acordo com Louise, no pós-pandemia, assim como os mexicanos, os brasileiros passaram a buscar por mais empreendimentos all-inclusive de luxo. Outra tendências observada são as branded residences — presentes em grande parte do pipeline da Marriott na região.
“Somos o maior operador global de branded residences. Muitos projetos levam esse tipo de serviço, como o próprio W São Paulo, por exemplo. Essa combinação tem se tornado muito popular na América Latina e Caribe. Para financiamento, os residenciais funcionam muito bem. Nossos clientes querem uma residência de marca, o que mostra que estamos estendendo a nossa relação com eles”, avalia Louise.
A relação do Brasil com a gigante hoteleira também passa pela fidelização. O Marriott Bonvoy possui mais de 1 milhão de brasileiros em sua base de membros — número que vem crescendo, segundo a CCO. “É algo fascinante que estamos vivendo nos últimos anos. Os brasileiros não estão apenas selecionando os nossos hotéis para viajar, mas usando seus pontos acumulados para experienciar conosco a Fórmula 1, a NFL e o Carnaval”, destaca a executiva.
Muito além de novos projetos em andamento, a relação entre Brasil e Marriott é reforçada pela participação da marca na vida de seus hóspedes, como a CCO enfatiza ao comentar a relevância dos brasileiros para o programa de fidelidade, demanda de luxo e planos de expansão.
“É um momento mágico poder participar mais da vida e do dia a dia dos nossos hóspedes. Buscamos parcerias para criar uma conexão ainda maior com os nossos clientes, visando melhores experiências. Quanto mais o consumidor quer estar conosco, mais o conhecemos e melhor podemos entregar nossos serviços”, finaliza.
(*) Crédito da capa: Nayara Matteis/Hotelier News
(**) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International