Grabiel Escarrer Juliá, presidente da rede
(fotos: divulgação/AFT Comunicação)

A Meliá Hotels International está completando 60 anos no mercado hoteleiro, e reconhece com satisfação os resultados que vem colhendo desde sua criação. Gabriel Escarrer Juliá, presidente da empresa, destacou durante a FITUR, em Madri, o crescimento global da empresa em 2016, que verá a abertura de 25 novos hotéis em 15 países e quatro continentes, somando seis mil quartos ao portfólio.

Escarrer explicou que a empresa encerrou 2015 com crescimento de dois dígitos no RevPAR (receita por quarto disponível), incluindo um segundo semestre extraordinário para os resorts espanhóis. O executivo descreveu as excelentes perspectivas para 2016, graças a uma série de fatores macroeconômicos e de segurança internacional.

"Em 2016 comemoramos nosso aniversário de 60 anos e estamos orgulhosos de fazer isso em uma posição que é mais forte do que nunca. Este ano será muito importante para a consolidação de nossa presença internacional", afirma o executivo sênior.

Escarrer explicou que a estratégia vai se concentrar em três áreas principais: expansão internacional; inovação da marca, produtos e processos; e, por fim, reforço da liderança da empresa.

Expansão e colaboração
Relativamente à expansão, o executivo lembrou da importância que a internacionalização tem tido no crescimento e na diversificação da empresa. Desde o seu início há 60 anos, com o primeiro hotel em Mallorca, a rede vem apostando em uma presença global, hoje se destacando em 40 países diferentes.

Atualmente, 56% do lucro operacional da Meliá é gerido nas Américas, 23% na Europa, Oriente Médio e África, e 20% na Espanha.

Em 2015, a Meliá adicionou 25 novos hotéis ao seu portfólio, 36% deles na Ásia, um dos principais focos da expansão da marca, onde já existem 30 hotéis abertos ou sob gerenciamento. Das novas propriedades abertas em 2015, 40% estão situadas na Europa, Oriente Médio e África, e os restantes 24% nas Américas .

Quanto às perspectivas para este ano, Escarrer explica que os "desafios e objetivos para 2016 serão refletidos no Plano Estratégico que serão apresentados durante o primeiro semestre, e que terá como finalidade aumentar a transformação digital e cultural da empresa, já que é preciso acompanhar o crescimento internacional, a transformação dos hotéis já estabelecidos e destinos de resort em cooperação com os principais parceiros e parcerias público-privadas, bem como o reforço do balanço e ativos".

Em destaque encontram-se duas grandes inaugurações que acontecerão em breve: o Innside NoMad Nova York, perto de Times Square e em um das zonas mais movimentadas da cidade; e o ME Miami, com o qual a Meliá reforça sua presença nas cidades com influência latino-americana nos Estados Unidos.

Escarrer reforçou o compromisso da Meliá em renovar e transformar destinos juntamente com parceiros internacionais e instituições oficiais. Um exemplo disso é o projeto em Magaluf, balneário turístico espanhol que está passando por uma melhoria significativa na qualidade de serviços, rentabilidade e reputação, graças ao investimento de 190 milhões de euros feito pela rede até o final de 2017.

Inovação e liderança
Nas palavras do CEO, ao longo de sua história de 60 anos, a Meliá Hotels International tem estado na vanguarda da indústria hoteleira, tanto em produtos e serviços, como na criação e evolução de suas marcas hoteleiras. Inovação continua a ser o emblema da empresa, o que é considerada uma ferramenta para manter seu posicionamento internacional. 

No total, 60% da carteira de quartos está no segmento de hotéis resort, gerando 73% do lucro operacional para o grupo. A Meliá também está satisfeita com sua atuação em um novo segmento de mercado, o chamado bleisure (business e leisure, a junção entre a viagem corporativa e de lazer). De acordo com Escarrer, 74% dos hotéis na Ásia irão atender ao mercado bleisure, em comparação com 44% nas Américas e 29% (em alta) nas cidades espanholas e europeias.

Serviço
www.melia.com