HRCMHoje, programação abordou a Gestão de Crise

Encerrou-se há pouco a 2ª edição do HRCM (Hotel Risk & Crisis Management), no Blue Tree Faria Lima. No total, 22 hoteleiros participaram do encontro, organizado pelo Hotelier News e patrocinado pelo Grupo Haganá. O curso que teve como objetivo reunir o trade turístico para falar de gestão de segurança, riscos e crises na hotelaria.

Ontem (13), o evento trouxe assuntos relacionados à gestão de riscos e segurança. Debates sobre como identificar os principais riscos para o hotel e como se preparar em todos os âmbitos da segurança nortearam as discussões. Ambas questões foram abordadas de forma expositiva e bastante prática pela equipe de palestrantes, que contou com Otávio Novo, da Novo8, e Inbal Blanc, da SegurHotel.

Hoje (14), no segundo e último dia, o HRCM focou no gerenciamento de crises. Dessa forma, muito se conversou sobre a importância da prevenção, destacando-se conceitos básicos relacionados ao tema.

No sentido de demonstrar a importância dos esclarecimentos e alinhamentos com apoiadores externos de diferentes áreas de suporte para gestão de riscos e crises no hotel, foi realizada uma palestra com advogado criminalista, Cláudio Abbatepaulo, do escritório Marcelo Leonardo Advogados Associados. O profissional possui mais de 20 anos de experiência no atendimento à hotéis de diferentes categorias. O conhecimento específico sobre as questões jurídicas da hotelaria, gerou grande interesse e interação dos participantes em discussões e muitos esclarecimentos importantes.

Por fim, foi realizado com os participantes um exercício prático, além de um teste final do curso.

Para Novo, a importância da segurança para a hotelaria pode ser medida no momento de se fechar negócios. "Contratos são firmados ou não de acordo com a estrutura oferecida em prol da segurança. Pensar nisso é fundamental, principalmente na indústria de hotéis", afirma. "Essa foi a segunda turma do curso, o que demonstra o interesse dos gestores hoteleiros à respeito da pauta", acrescenta Blanc. Para ele, o diferencial do HRCM é a capacitação dos gestores e donos de hotéis.

Participantes receberam certificados

HRCM: opiniões sobre o evento

Fábio Vieira, gerente-geral do Hotel Del Fiol, de Tatuí (SP), disse que o evento provocou nele uma reflexão sobre como está a segurança em seu hotel. "Há muito conhecimento a ser adquirido, tendo em vista que o hóspede hoje em dia também está muito preparado", explicou. "Estou há 34 anos na hotelaria e enxergo uma mudança na forma de lidar com segurança e riscos. Tudo é muito mais organizado", complementou Vieira.

Destacando a aplicação dos conceitos para gestores, Lúcia Helena Oliveira, gerente-geral do Transamérica Executive Taboão da Serra (SP), comentou que o encontro foi uma ótima lição de como se preparar. "Temos a missão de envolvermos toda a equipe do hotel, atualizar conceitos relacionados à segurança e garantir que sejam empregados", exaltou.  

CEO da Rede Confiance (PR), Henrique Woellner falou que seu interesse pelo evento foi estimulado pelo assunto gestão de crises. "Esse é a ideia principal quando penso em hotelaria. Precisamos ter muita atenção com a situação de nossos hóspedes, sabendo como e quando agir no melhor momento", explica.

Por fim, dois profissionais que trabalham diretamente com segurança falaram com o Hotelier News. Domingos Souza, agente de segurança do Blue Tree Faria Lima, afirmou que a troca de conhecimentos e valores foi um dos maiores ganhos com o encontro. "A interação com profissionais de outras áreas e empreendimentos fez com que o curso ficasse enriquecido. Foi gratificante absorver tanto conhecimento para que possa implementá-lo na operação do hotel",  comentou.

Walter Silva, chefe de Segurança do Hotel Unique, também concorda com Souza. Para ele, o contato com outros profissionais é essencial para aprender sobre gestão de segurança, riscos e crises. "Nosso trabalho é mostrar para o cliente que ele está seguro. O mais importante é entender o cenário da  segurança na hotelaria  de maneira macro, para que não hajam pontas soltas. Assim, o empreendimento consegue passar total confiança ao consumidor", finalizou.

Veja abaixo fotos de alguns dos participantes:

(*) Crédito das fotos: Lucas Kina/Hotelier News