cwt- pesquisaLocalização acessível e wi-fi são os fatores mais relevantes, diz o estudo

No último dia 27, a CWT (Carlson Wagonlit Travel) divulgou um estudo sobre a preferência dos viajantes corporativos na hora da escolha dos hotéis. De acordo com a pesquisa, wi-fi, tarifa localização e café da manhã foram – respectivamente – os fatores de maior relevância. Hoje (23), a empresa publicou novos resultados sobre a satisfação desse público em relação a experiência de viagens de negócios e, o componente que mais está ligado ao contentamento são as hospedagens.

Em 2018, cerca de 54% dos viajantes a trabalho tiveram algum problema durante o período em que estavam fora. Desse total, 52% relataram que tiveram voos atrasados e 40% um voo cancelado. Entretanto, 86% dos entrevistados se mostraram satisfeitos com suas experiências de viagens corporativas.

Hotéis com localização conveniente e acesso a redes wi-fi estão no topo da lista dos fatores mais importantes para quem viaja a negócios. Na América Latina, 52% dos viajantes e 44% dos norte-americanos preferem ficar num hotel com boa localização, em comparação a 32% dos europeus e 30% dos entrevistados da Ásia-Pacífico. Além disso, os viajantes latino-americanos são muito mais inclinados a considerar a disponibilidade de redes Wireless como um ponto muito importante (60%) do que os viajantes da América do Norte (47%), Europa (37%) ou Ásia-Pacífico (35%). As comodidades do hotel, como o café da manhã gratuito e a possibilidade de adquirir ou usar recompensas e benefícios de viagem como preferirem, também estão na lista de fatores importantes para os viajantes corporativos.

Os viajantes da América Latina acreditam que mais tempo com clientes, prospects e colegas de trabalho, maiores orçamentos para viagens, mais suporte tecnológico e melhores opções de hospedagem os ajudariam a atingir suas metas de negócios. Além disso, é mais provável que os viajantes corporativos da América Latina sintam que as reuniões presenciais são importantes para adquirir e reter contas, bem como desenvolver e treinar funcionários – sobretudo, em comparação com os viajantes de outras regiões. A maioria dos entrevistados latino-americanos também se sente mais produtiva com as tarefas diárias, mesmo enquanto viaja a trabalho (97%), e aponta que a viagem os ajuda a progredir em projetos ou iniciativas da empresa (89%).

"Sabemos que os hotéis são um fator extremamente importante para os viajantes corporativos", diz Peggy Studer, vice-presidente de Marketing da RoomIt by CWT. “Nossa filosofia é oferecer cada vez mais opções – diferentes tipos de acomodações, localidades, amenities e pontos de fidelidade – e uma melhor experiência de reserva para incentivar os funcionários a utilizarem os programas de viagem de suas empresas”.

“A experiência do viajante tem sido o foco da indústria nos últimos anos, e os resultados da pesquisa demonstram claramente o quanto isso é importante para os viajantes corporativos”, afirma Scott Solombrino, diretor de Operações da GBTA (Global Business Travel Association). “Como a força de trabalho continua a se diversificar, não existe uma abordagem única para viagens a negócios, o que significa que a escolha e a flexibilidade devem ser consideradas ao desenvolver políticas de viagens.”

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CWT: exercícios e perturbações

De acordo com a pesquisa,83% dos viajantes corporativos consideram opções para prática de exercícios físicos ao reservar um hotel. Embora, muitas vezes, as viagens frequentes possam ser vistas como prejudiciais à saúde, os viajantes corporativos estão priorizando a saúde e o bem-estar na estrada. Mais de oito em cada dez viajantes (83%) consideram as instalações de academia ou a proximidade a áreas acessíveis quando tomam a decisão de reserva de hotel. Além disso, 50% dos viajantes relatam ter tempo para fazer exercícios em praticamente todas as viagens e quase um quarto (23%) afirmam malhar com mais frequência em viagens a negócios do que em casa. Enquanto a maioria dos viajantes se satisfaz em correr ao ar livre ou usar a academia do hotel, 43% gostariam que os hotéis oferecessem hot yoga, 33% gostariam de praticar crossfit e 32% prefeririam meditar no local.

Sem surpresa, as principais preocupações de bem-estar para os viajantes corporativos incluem falta de sono (37%), o estresse geral de viagens (34%) e alimentação pouco saudável (33%). Quando se trata de opções de bem-estar oferecidas por hotéis, os viajantes estão mais interessados em ter água potável filtrada no quarto (77%), delivery de alimentos saudáveis (73%) e purificadores de ar (71%).

Para estes turistas, tempo é dinheiro e interrupções podem prejudicar a produtividade e resultar em perda de negócios. Embora os viajantes, em grande parte, relatem ter vivenciado mais contratempos durante os voos de suas viagens, os hotéis que não oferecem privacidade suficiente ou isolamento sonoro incomodam e podem contribuir para a falta de sono citada.

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(*) Crédito da foto: Keem Ibarra/Unsplash

(**) Crédito infográficos: Divulgação/CWT