expediaSão Paulo foi a cidade com maior demanda de turistas domésticos

Em alta como destino turístico, o Brasil vem se destacando no mercado doméstico e internacional. Em 2019, apenas no primeiro semestre o país cresceu 30% entre turistas brasileiros, segundo dados do Expedia Group. No balanço anual, São Paulo aparece no topo da lista enquanto o Rio de Janeiro foi a cidade preferida de viajantes estrangeiros em 2019. Os dois principais destinos tiveram alta de 20% frente a 2018, de acordo com o levantamento feito pela plataforma.

Dentre os viajantes domésticos, logo atrás da capital paulista está o Rio de Janeiro, seguido por Brasília, Curitiba e Fortaleza. No mercado internacional, São Paulo ficou em segundo lugar. Na lista também entraram Búzios (RJ), Foz do Iguacu (PR) e Salvador (BA).

“O Brasil vive um momento de retomada econômica e crescimento nas viagens para muitos de seus destinos. Mas para explorar ao máximo essa oportunidade é necessário conhecer os diversos tipos de viajantes e seus hábitos. Esse é o principal objetivo do Expedia Group por aqui: que nossos parceiros estejam sempre bem preparados e munidos de informações para atender da melhor forma quem visita as cidades brasileiras”, comenta Raquel Lima, area manager para o Brasil do Expedia Group.

Expedia: comportamento do turista

Viajantes estrangeiros gastaram mais com meios de hospedagem, com diária média US$ 30 acima do que a paga por turistas domésticos. Porto de Galinhas, São Paulo, Angra dos Reis, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu são os destinos com a maior diária média paga por esse público, enquanto Curitiba, Recife, Manaus, Belém e Goiânia apresentam alguns dos valores médios mais baixos. Apenas em setembro, o gasto desta parcela cresceu 4,86%.

Turistas internacionais também planejam os deslocamentos com maior antecedência, fazendo a reserva com uma média de 31 dias antes da viagem, contra 18 dos viajantes domésticos. Eles também ficam em média um dia a mais hospedados nos destinos que visitam.

Mas, se os viajantes internacionais gastam mais e por mais tempo quando viajam, seus métodos de reserva ainda são mais tradicionais: apenas 22% deles o fazem pelo smartphone, enquanto entre os viajantes domésticos o percentual sobe para 41%.

Por outro lado, quem vem de fora do Brasil tem maior possibilidade de reservar pacotes de viagem (voo + hospedagem): a demanda internacional por eles é quatro vezes maior que a dos viajantes domésticos, considerando a proporção em relação ao total reservado.

Mercados emissores

Os países que mais enviaram viajantes ao Brasil em 2019 foram: Estados Unidos, Argentina, Reino Unido, Chile e França. Mas há outros mercados que cresceram e se aproximaram desses durante o ano: Emirados Árabes, Portugal e Colômbia são países de origem em que a demanda por viagens ao Brasil dobrou ou ficou perto disso, em relação a 2018.

Enquanto as viagens domésticas se distribuem de forma uniforme ao longo do ano, os deslocamentos internacionais apresentam comportamentos diferentes. No caso da Argentina e do México, 50% da demanda se concentrou nos três primeiros meses do ano. Viagens da França, por outro lado, tiveram um pico em agosto, enquanto 25% dos oriundos da Alemanha escolheram novembro e dezembro para vir ao Brasil.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Expedia Group

(**) Crédito da foto: Marcos-Photographer/Pixabay