IHG pretende retirar canudos de plástico de hotéis da marca pelo mundoMedida deve chegar a todos os hotéis da rede até o ano que vem

O IHG (InterContinental Hotels Group) anunciou na última semana que, até o final de 2019, vai retirar os canudos de plástico das suas propriedades em todo o mundo. O material, segundo informa a rede, já foi abolido em quase 1 mil hotéis na região EMEAA – Europa, Oriente Médio, Ásia e África. 

Keith Barr, CEO da IHG, comenta a medida. "O IHG está em quase 100 países e tocamos a vida de milhões de pessoas todos os dias. Isso nos dá a responsabilidade de proteger o meio ambiente e a oportunidade de fazer uma diferença real", diz o executivo. "O trabalho que estamos fazendo para reduzir o plástico de uso único é um exemplo poderoso de como podemos nos unir com os hóspedes, proprietários e colegas para gerar mudanças positivas", completa.

A companhia acredita que a decisão terá efeitos grandiosos em benefício do equilíbrio ecológico. "Nossa decisão de retirar os canudinhos de plástico eliminará uma média de 50 milhões de canudos descartáveis de plástico nos mais de 5,4 mil hotéis da marca IHG a cada ano", cita Barr. 

Segundo argumenta o CEO, colocados de ponta a ponta, os canudos que retirados de circulação teriam cerca de 10,5 mil quilômetros – distância entre Nova York e Tóquio. "A remoção dos canudinhos de plástico será implementada através de um padrão de marca global, com alternativas biodegradáveis a serem disponibilizadas", complementa.

A abolição de canudos de plástico é uma medida cada vez mais popular no universo hoteleiro. Recentemente, empresas como Meliá Hotels, AccorHotels e AMResorts também agiram nesse sentido.

IHG: Outras medidas 

Outra mudança comunicada pela rede é a introdução de produtos de banho em tamanho grande. A ideia é que esses materiais possam ser utilizados a granel em várias marcas de hotéis nas Américas. Essa iniciativa está dentro dos esforços mais amplos para reduzir o desperdício.

Por meio de parcerias com Clean the World nas Américas e Soap for Hope na Ásia, aproximadamente 450 hotéis da IHG reuniram de maneira conjunta quase 200 mil kg de sabões que iriam para o lixo. Em vez de ir para o aterro, o sabão foi reciclado em quase três milhões de novos barras para a redistribuição entre as comunidades que mais precisam.

(*) Crédito da foto: Divulgação/IHG