SindHotéis Rio - previsão feriadoPraias cariocas devem ficar cheias no feriado prolongado

A expectativa é positiva com o Feriado de Nossa Senhora Aparecida na hotelaria fluminense. Previsão divulgada hoje (11) pelo Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (SindHotéis Rio) aponta que a ocupação chegará a 75% na capital. Frente ao desempenho de 2017, o resultado é quase 20 pontos percentuais superior. A estimativa é mais alta do que no Feriado da Independência.

Em 2017, de acordo com a entidade, a ocupação na Cidade Maravilhosa foi de 57%, mas o feriado caiu numa quinta-feira. Ainda segundo o SindHotéis Rio, 83% do público é procedente do mercado doméstico.

Alguns bairros tiveram grande incremento na procura este ano. É o caso de Ipanema e Leblon, que registram 88% de ocupação, contra 67% no ano passado. Leme e Copacabana têm 85%, 10 pontos percentuais a mais do que no feriado de 2017. A Barra da Tijuca surpreende com 76%, versus 41% há um ano.

SindHotéis Rio: interior

No interior a hotelaria está ainda mais aquecida. Segundo levantamento da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), destinos no estado estão com ocupação na casa de 85%. Búzios, Paraty e Vale do Café estão entre os mais concorridos, onde quase não há mais vagas nos hotéis apurados pela associação.

Para Alfredo Lopes, presidente do SindHotéis Rio e da ABIH-RJ, a cotação elevada do dólar ao longo de todo mês de setembro, e o fim de semana prolongado,favoreceu a procura pelo turismo interno e elevou as taxas de ocupação no Rio de Janeiro.

(*) Crédito da foto: pauloduarte/Pixabay