reabertura - carmel taíbaCarmel Taíba reabriu as portas em 1º de julho

Impulsionados pela flexibilização da quarentena, a lista de reaberturas no Brasil cresce durante o mês de julho. Anunciaram as datas de retomada das operações Fairmont Rio de Janeiro Copacabana; hotéis do Grupo Carmel; Mavsa Resort e Pousada Estrela D’Água.

Inaugurado ao fim do ano passado, o Fairmont Rio de Janeiro fechou as portas devido ao coronavírus. Com volta marcada para 1º de setembro, o estabelecimento anuncia o retorno com os protocolos AllSafe, com certificação da Bureau Veritas.

Já os hotéis da rede Carmel retornam de maneira gradual. Desde o dia 1º de julho, o Carmel Taíba, abriu suas portas para receber hóspedes. Carmel Cumbuco, abriu em seguida, no dia 3 de julho e, Carmel Charme se prepara para voltar em 1º de agosto.

Mesmo com o decreto da prefeitura de Porto Seguro (BA) anunciado ontem (14), suspendendo a reabertura de alguns serviços, a Pousada Estrela D’Água manteve o retorno de suas atividades hoje (15), pois possui o selo Programa Porto Mais Seguro.

Depois de 95 dias com operações suspensas, o Mavsa Resort (SP) anuncia seu retorno de acordo com os protocolos recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde). “Neste primeiro momento, o resort está trabalhando com ocupação reduzida e todos os colaboradores foram treinados por profissionais da saúde, sobre como utilizar os EPI’s corretamente. Desde os cuidados básicos, até a higienização dos ambientes, o Mavsa atende a todas as recomendações dos órgãos governamentais e preza pela saúde de todas as pessoas que passam pelo resort.”, reforça Nilva Meirelles, gerente geral.

Reaberturas: protocolos

Para seu retorno, o Fairmont Rio de Janeiro implementou medidas como a obrigatoriedade de aferição de temperatura dos hóspedes e distanciamento social. O local disponibiliza ainda  álcool em gel em todos os ambientes, assim como embalagens individuais do produto e máscaras disponíveis na recepção. Os colaboradores, depois de passarem por programa de formação e treinamento, estarão devidamente protegidos por EPIs (Equipamento de Proteção Individual), como máscaras, luvas e aventais, adequados à função desempenhada.

Ainda passam por rigoroso padrão de limpeza os espaços e quartos do empreendimento, incluindo ainda novos protocolos na área de A&B (Alimentos&Bebidas). Procedimentos específicos de higienização e manutenção das piscinas também foram incorporados.

Medidas de segurança também são adotadas pelo Grupo Carmel. Incluindo novos protocolos de higienização, treinamento de colaboradores e acesso a EPIs, álcool gel e vestimenta adequada para o contato com o público.

Passam também por adaptação o setor de  A&B e distância de, no mínimo, 1,5 metro em todas as áreas comuns. Situações como check-in e check-out foram revistas para evitar filas e as espreguiçadeiras da piscina, por exemplo, foram distanciadas. As jacuzzis não poderão ser compartilhadas por hóspedes que não sejam da mesma família ou grupo e a academia poderá ser usada mediante agendamento, como forma de garantir que não haja aglomeração.

No Mavsa, logo no check-in, com recepção marcada pelo distanciamento e protetor salivar instalado, os hóspedes recebem um kit contendo as informações sobre a hospedagem. Mensageiros utilizam luvas descartáveis para manusear as bagagens dos clientes, que são descartadas no final de cada atendimento. As malas são higienizadas com álcool 70% e deixadas nas portas dos apartamentos, que estão devidamente sanitizados e lacrados.

A higienização das áreas comuns será feita com tapetes sanitizantes nas entradas dos banheiros e áreas sociais, limpeza de banheiros a cada hora e limpeza de mesas, cadeiras e espreguiçadeiras após a saída de cada hóspede. Os corrimãos de escadas, maçanetas, portas, elevadores, trincos de portas de acesso e bancadas também são limpos com mais frequência.

Já no restaurante, mesas, cadeiras e espreguiçadeiras são higienizadas após a saída do hóspede do local. Lá, eles recebem luvas descartáveis, que são obrigatórias na hora de se servir. Os talheres são higienizados e devidamente embalados de forma individualizada, para evitar contaminação cruzada. Temperos, molhos, azeite e sal são disponibilizados em sachês.

O lazer é outro departamento que chega com novidades. No espaço kids tem um monitor responsável pela higienização das fichas e são permitidas apenas 10 pessoas por vez, no local. Os recreadores estão devidamente treinados para coordenar as atividades, evitando o contato físico com os hóspedes. As atividades com crianças de três a 12 anos respeitam grupos de no máximo 10 crianças, divididas por faixa etária. Os esportes radicais também funcionam normalmente, com equipamentos higienizados e embalados, para cada hóspede.

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Carmel