Meliá HotelsPrograma garante rigorosos padrões de saúde e segurança pós-Covid-19

Durante a pandemia do coronavírus os processos de higienização passam a ser uma das grandes preocupações do consumidor. Recentemente, a GlobalData divulgou uma pesquisa analisando os hábitos de consumo para um período pós pandemia. Neste contexto, a Meliá Hotels International desenvolveu um protocolo para garantir a segurança e bem estar de seus clientes para o momento de reabertura.

Para a retomada das atividades, a rede apresenta o programa Stay Safe with Meliá, que prevê a nomeação em cada hotel de uma pessoa responsável pelo "bem-estar emocional" dos hóspedes e a verificação da conformidade adequada com os processos projetados para impedir a propagação do Covid-19.

Os estabelecimentos também passaram por protocolos e medidas para otimizar a higiene, a desinfecção de instalações e os processos operacionais mais importantes. Para isso, a empresa conta com a parceria da Bureau Veritas, que acaba de lançar o selo Clean & Safe de higiene e segurança, já adotado pela Accor.

Essa certificação atenderá às necessidades do setor de hospitalidade e estabelecerá padrões de saúde em todos os hotéis Meliá, que podem ser aplicados a outras empresas hoteleiras. Como resultado final, será criado um guia operacional para servir como um roteiro para o Meliá Hotels International, para aplicar rigorosamente as recomendações de saúde e segurança da OMS (Organização Mundial da Saúde) e das autoridades competentes de cada país.

Para preparar os estabelecimentos para a retomada das operações, a Meliá Hotels International convocou toda sua equipe de Gerenciamento de Riscos, Saúde Ocupacional, Operações, Marcas, Suprimentos, Manutenção e TI, que ficou responsável por definir novos espaços, processos e padrões de marca. A equipe revisou todos os pontos de contato do cliente: recepção, salas, estacionamentos, piscinas, restaurantes, salas de reuniões, spa, programa de entretenimento etc. E para confirmar a eficiência desses processos, a empresas desenvolve uma bateria de testes, tanto em hotéis fechados quanto em outros que estão oferecendo acomodação a trabalhadores essenciais.

Com a implementação dos novos processos, assim que os hotéis forem reabertos, o programa se adaptará ao ritmo de reabertura em cada região e país, com monitoramento constante dos resultados obtidos pela equipe global. Gabriel Escarrer, vice-presidente executivo e CEO da Meliá Hotels International, explica que “estaremos preparados para abrir nossos hotéis assim que as pessoas tiverem maior mobilidade e houver demanda suficiente para garantir um nível mínimo de ocupação. Para isso, estamos investindo todo o nosso know-how e a experiência que tivemos nos últimos meses em nossos hotéis na China, no programa "Fique Seguro com Meliá". 

Ele ainda comenta sobre a certificação do Bureau Veritas que "confirma que os novos processos e a adaptação dos espaços cumpre as garantias máximas de saúde e segurança e os mais rigorosos padrões internacionais, fator essencial para operar no período pós-Covid19."

Meliá Hotels International: medidas

Dentre as ações contempladas pelo programa, estão medidas como plano de limpeza e desinfecção aprovado pela Diversey, um fornecedor estratégico. Recomendações sobre Saúde Ocupacional sobre o retorno ao trabalho (escritórios corporativos e hotéis), incluindo medidas higiênicas e organizacionais para garantir a segurança no retorno ao local de trabalho, a identificação de pessoas em risco, a coordenação do relacionamento com fornecedores e terceiros, e gestão de possíveis casos de infecção.

O projeto inclui ainda soluções tecnológicas para minimizar o contato físico entre clientes e funcionários e também garantir a segurança das instalações e a sustentabilidade. Um guia global de operações pós-pandemia com todas as adaptações aos procedimentos e materiais de treinamento exigidos pelas equipes do hotel. Guia de instalações técnicas e manutenção de padrões de marca adaptados para fornecer a segurança necessária para evitar riscos de infecção em processos como A&B, Experiência no quarto, Bem-estar, Entretenimento, entre outros.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Meliá Hotels