MTur- carnavalRio de Janeiro (RJ) deve movimentar 7 milhões de foliões durante o feriado

As expectativas para o Carnaval 2020 para o turismo brasileiro atingiu recordes. Segundo levantamento realizado pelo MTur (Ministério do Turismo), 36 milhões de foliões devem curtir o feriado em grandes eventos nos sete destinos mais procurados para o período: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Recife, Belo Horizonte e Brasília.

Destino ascendente na folia, São Paulo ganha destaque ainda maior este ano. Segundo a prefeitura municipal, a capital paulista deve receber 15 milhões de pessoas e arrecadar R$ 906 milhões. Já o tradicional Carnaval carioca espera 7 milhões de foliões que devem passar pelos blocos de rua e desfiles das escolas de samba no sambódromo. Destes, 1,9 milhões são turistas de outros estados e países.

Em Pernambuco, a expectativa é que 3,7 milhões de pessoas passem pelas famosas ladeiras de Olinda e 1,6 milhão pelas ruas de Recife. Em Belo Horizonte, a projeção é de 5 milhões de foliões enquanto Salvador aguarda 3 milhões, sendo 854 mil turistas – 6,7% a mais do que o ano passado. No Distrito Federal, 1,2 milhão de pessoas são aguardadas.

MTur: hotelaria

O setor hoteleiro também está otimista: no Rio de Janeiro, a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) registrou taxa de ocupação média de 79%, número também avaliado pela Hotéis Rio (Sindicato de Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro). Em Brasília, o percentual deve subir de 24%, registrado em 2019, para 32%. 

Em Pernambuco, são esperadas taxas acima dos 95%. São Paulo deve ter 60% dos seus quartos ocupados pelos foliões. Já na Bahia, Salvador deve atingir 95% de ocupação, com picos de 100% durante a festa. Em Belo Horizonte (MG), são esperados, segundo a ABIH do estado, que 80% dos quartos de hoteis estejam ocupados no período de Carnaval, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destaca que os bons números trazem ânimo para o setor. “Esses dados só comprovam que o nosso Carnaval é uma das maiores festas populares do mundo e que possui grande potencial turístico para movimentar milhões de brasileiros e estrangeiros pelos destinos do país. Isso anima ainda mais o trade e fortalece as atividades turísticas, gerando emprego e renda para a população”.

(*) Crédito da foto: Divulgação/MTur