Ao todo serão três prêmios de R$ 100 mil cada
Em um período pré pandemia, o tema sustentabilidade ganhava força no setor turístico. De iniciativas green por parte de redes hoteleiras ao próprio MTur (Ministério do Turismo) a preocupação com o meio ambiente era tema de debate. Movida por essa preocupação, a CTG Brasil desenvolveu o projeto Trilhando a transformação: Desafio de Inovações em Turismo Sustentável a transformação junto à Ashoka Brasil.
Visando apoiar projetos com recursos financeiros, mentoria e mapeamento de tendências, o programa consiste em um desafio de inovação. Ao todo serão três prêmios de R$ 100 mil cada, além da participação de um processo de mentoria e aceleração em 2021. Aos interessados, a candidatura acontece no site do projeto até 31 de agosto.
Dentre os diretrizes, as iniciativas devem ser pautadas em construir novos modelos de turismo estruturados nos quatro pilares da sustentabilidade: Social, Cultural, Ambiental e Econômico. As candidaturas devem estar relacionadas a pelo menos duas dessas dimensões.
O objetivo é apoiar o desenvolvimento de projetos de turismo que promovam o desenvolvimento local, gerem transformação social, fortaleçam as comunidades como protagonistas e se estruturem a partir da colaboração de diversos atores. Propostas que reforcem a diversidade de gênero e racial e sejam inclusivas e afirmativas serão especialmente valorizadas.
"Impulsionar o turismo sustentável no país se torna ainda mais urgente e relevante diante dos impactos da pandemia de Covid-19". diz Salete Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil. "É cada vez mais evidente a necessidade de que governos, comunidades e organizações mundiais atuem ao lado de empresas, cidadãos, consumidores e sociedade civil para alcançar objetivos de transformação dos modelos existentes, recuperação do setor nesse momento de crise e desenvolvimento das comunidades de forma mais sustentável. Queremos oferecer apoio para consolidar e acelerar esses processos".
"A atividade turística possui grande relevância para os territórios, principalmente quando assume papel transformador, promovendo a inovação, a economia local, a inclusão, a educação, a valorização de culturas e a preservação do meio ambiente, entre muitos outros benefícios", complementa Rafael Murta Reis, líder da Estratégia de Empreendedorismo Social da Ashoka Brasil.
Desafio de Inovações em Turismo Sustentável: vencedores
A definição dos vencedores está prevista para o final de novembro, quando também será apresentado o Mapeamento de Tendências de Inovação Social para o Turismo Sustentável. Além do prêmio em dinheiro, as três iniciativas vencedoras participarão de um processo de aceleração em 2021 e serão contempladas com atividades de mentoria e assessoria em gestão financeira para a aplicação dos recursos recebidos.
Serão produzidos, ainda, conteúdos audiovisuais destinados a apresentar e divulgar as propostas dos dez finalistas. Por fim, o projeto prevê a ativação de uma rede de empreendedores sociais e comunidades capazes de dialogar e construir soluções conjuntas para o futuro do setor.
(*) Crédito da foto: annca/Pixabay