OMT- appFerramenta permitirá agilizar procedimentos e aumentar a segurança na identificação

Após divulgar diretrizes globais para a retomada do turismo, a OMT (Organização Mundial do Turismo), em parceria com a consultoria Wanderlust World, desenvolveu um aplicativo de identificação digital de turistas. A ferramenta foi criada para aumentar a segurança e agilizar procedimentos para o momento de retorno das viagens. 

Os viajantes poderão apresentar cópias digitais dos principais documentos necessários para ingressar em destinos de todo planeta. Nomeada WTID (World Tourist Identification), a plataforma ainda contribui para a redução de fraudes e soma às ações de recuperação do setor no pós-pandemia. 

“O reinício do turismo deve ser gerenciado com cautela e responsabilidade, priorizando a saúde pública e fazendo pleno uso da inovação. O aplicativo promete facilitar viagens nas fronteiras internacionais e promover confiança no turismo”, sustenta Zurab Pololikashvili, secretário-geral da entidade.

OMT: ações no Brasil

Ações do tipo já são encampadas pelo MTur (Ministério do Turismo) no Brasil. O órgão disponibiliza, por exemplo, o selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro a empreendimentos que cumprem requisitos de higiene e limpeza. A certificação, elaborada em parceria com o trade e validada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), integra o Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério e que visa preparar o setor para um retorno gradual.

Desde o início da pandemia, o MTur desenvolve iniciativas para mitigar impactos da Covid-19 e permitir a retomada do turismo. Uma delas é a campanha Não cancele, remarque!, que busca proporcionar a manutenção de serviços contratados e preservar empregos. A pasta também prepara uma campanha de estímulo a viagens domésticas, além de planejar a estruturação do turismo rodoviário, a partir da integração com outros modais de transporte.

(*) Crédito da foto: Divilgação/Infraero