Setur-PE - recorde visitantes_CarnavalSetur-PE prevê movimentação financeira de R$ 2 bilhões no Carnaval

Um dos epicentros da folia de Momo no país, Pernambuco espera número recorde de foliões no carnaval 2020. Ao todo, a Setur-PE (Secretaria Estadual de Turismo de Pernambuco) estima que 2 milhões de turistas visitem o estado. Entre as atrações, há polos carnavalescos com 62 palcos distribuídos por mais de 14 municípios. A previsão para movimentação financeira em função das festas carnavalescas atinge R$ 2 bilhões.

Quanto ao fluxo de turistas, a previsão é de 50 mil pessoas passem pelo terminal rodoviário do Recife, de 17 de fevereiro a 3 de março. Já no Aeroporto Internacional dos Guararapes, a movimentação prevista é de cerca de 450 mil passageiros, com aumento no número de vôos para o período. Por fim, o terminal marítimo da capital pernambucana espera cerca de 2 mil passageiros. 

Para Rodrigo Novaes, secretário estadual de Turismo e Lazer, os números reiteram as altas expectativas do setor no estado para o feriado: “Para dar suporte às mais variadas celebrações da nossa terra, o governo do estado apoia número recorde de municípios. Vamos receber em torno  de 2 milhões de visitantes, que vão utilizar os serviços do estado, consumir e aquecer a nossa economia”, afirma. 

Setor-PE: turistas

Em relação ao perfil dos visitantes, pesquisa realizada pela Empetur em 2019 aponta que os visitantes ficam em média 8,6 dias no destino. A maioria é vinda de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará. Do público internacional, parte expressiva do contingente é de nacionalidade argentina, seguida por francesa e norte-americana.

Na hotelaria pernambucana o clima também é de otimismo. Os hotéis do estado estimam aumento de 5% em relação aos índices de ocupação do ano passado. A expectativa é de que o indicador chegue a um número absoluto de 95,67% na taxa média para o período.

(*) Crédito das fotos: Chico Andrade/Setur-PE