No dia 11 de janeiro de 1941, a cidade de Ponta Grossa começava a escrever um novo e importante capítulo em seu setor hoteleiro. Com o crescimento do município em função da ferrovia, o destino passou a sentir a necessidade de um hotel com uma estrutura que se adequasse às novas demandas da região. Diante deste cenário nasceu o Palace Hotel, que mais tarde se tornaria Planalto Select Hotel.

O empreendimento foi idealizado pelo Rotary Club Ponta Grossa, sendo o prédio mais alto da cidade na década de 40 e o primeiro com laje em seus pavimentos. Com apenas dois anos de operações, a propriedade recebeu um dos principais nomes da história da política brasileira, o presidente Getúlio Vargas, no auge do Estado Novo, em 1943.

Mais tarde, em 1974, foi criada a empresa Hotel Planalto Palace Ltda., pelos irmãos Wilson e Franklin Wagner após a aquisição do Palace. Na época, o prédio contava com 120 quartos e quatro apartamentos com banheiros privativos. No ano seguinte, a família deu início a uma série de reformas, transformando a estrutura para uma oferta de 75 apartamentos, todos com banheiro.

Além das melhorias estruturais, os sistemas hidráulico e elétrico também foram refeitos. Os ambientes receberam nova decoração, mobiliário e sistema de telefonia. Cada apartamento ganhou um aparelho de telefone, frigobar e televisão, marcando a era que se iniciava sob a gestão da família Wagner.

“Nós éramos uma família da indústria madeireira que também realizava investimentos em alguns imóveis. Compramos o prédio que precisava de diversas adaptações. A partir daí, foi feita a primeira atualização e o hotel foi rebatizado para Planalto Palace Hotel”, conta Daniel Wagner, atual diretor executivo do Planalto Select.

Planalto Select Hotel - 80 anos - getulio

Getúlio Vargas na sacada do Palace Hotel, em 1943

Planalto Select Hotel: o resgate da gestão

Apesar da compra do prédio na década de 70, o empreendimento ficou pouco mais de 20 anos sem uma administração efetiva. A família não acreditava que o hotel poderia ser um negócio rentável, até que em 1997 a propriedade sofreu uma reviravolta que culminaria no sucesso de operações atual.

“O hotel ficou à deriva, pois minha família passou a focar em outros investimentos. Concluímos que ou a saída seria a venda ou fazer o negócio funcionar. Em 1997, passamos a nos dedicar fortemente ao empreendimento, com meus pais à frente da administração. Buscamos qualificação e ajuda profissional para fazer essa virada, e deu certo”, relembra o diretor.

O Planalto Select então passou por uma nova reestruturação física e organizacional que resultou nos atuais 66 apartamentos. Dos 75 anteriores, nove foram transformados em salas para reunião e setores administrativos da empresa. Foram ainda criados serviços pioneiros na hotelaria de Ponta Grossa, como uma sala de ginástica e business center.

“Após essa retomada, o hotel nunca mais parou de se atualizar, se tornando ainda mais competitivo. Os espaços para eventos foram pensados para fomentar o setor em Ponta Grossa”, salienta Wagner.

Ao longo dos anos, a unidade foi aperfeiçoando seus serviços e passou a investir também em gastronomia. Foi criado um bufê de sopas e café colonial, dois produtos que atendem tanto hóspedes quanto a comunidade local.

Nos anos seguintes, o hotel recebeu uma série de premiações de reconhecimento de seus serviços, atendimento e instalações. Foi vencedor do Certificado de Excelência nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019 e do Travellers Choice em 2020, eleito pelos usuários do site global de viagens TripAdvisor como a opção número 1 em Ponta Grossa. E em nível estadual, o Planalto é um dos 10 melhores hotéis do Paraná, segundo a avaliação dos usuários do TripAdvisor.

Também foi vencedor do Prêmio MPE Brasil 2014 – Edição Paraná, na categoria Turismo. O prêmio avalia a gestão de micro e pequenas empresas em relação ao MEG (Modelo de Excelência em Gestão), pelos critérios desenvolvidos pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade).

Ainda em nível Paraná, foi reconhecido pelo Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, iniciativa que avalia a gestão empresarial e a satisfação dos clientes, uma iniciativa capitaneada pelo Sebrae, atualmente como a segunda empresa mais bem avaliada (edição 2015 do Prêmio).

E nacionalmente falando, o Planalto faz parte de um seleto grupo de apenas 35 empresas no Brasil certificadas pela ABNT na norma NBR 15635:2008 (Alimentos Seguros), sendo o único do estado com tal certificação.

Planalto Select Hotel - 80 anos - lançamento

Lançamento da pedra fundamental do Palace Hotel, em 1938

Reposicionamento de marca

Grandes transformações fazem parte da história do hotel. Em 2019, o até então Hotel Planalto passou por um reposicionamento de marca, mudando de nome mais uma vez. O agora Planalto Select Hotel, o mais bem avaliado de Ponta Grossa desde 2013, entendeu que era o momento de elevar ainda mais seus serviços e experiências, agregando mais valor ao empreendimento.

“Precisávamos agregar elementos que chamassem mais a atenção. Muitas pessoas se surpreendiam positivamente com os nossos serviços e outras não entendiam que nós poderíamos ser uma boa opção de hospedagem”, explica o diretor.

Para coroar o início do novo ciclo, o Planalto Select inaugurou o Lumen Café, idealizado por Rafael Wagner, irmão de Daniel. O espaço funciona onde era uma antiga sala de estar e agora opera como café e restaurante. “O foco era ser uma cafeteria, mas vimos potencial para otimizar outros horários e investimos em almoço executivo, o que culminou em uma movimentação o dia todo”, destaca o diretor.

Impactos da pandemia

Em seus 80 anos de atividades, o empreendimento nunca fechou as portas. Nem mesmo durante a pandemia. Wagner explica que a opção de permanecer aberto foi pela demanda de hóspedes long stay. “Muitos clientes estavam hospedados a trabalho, principalmente dos setores de saúde e telecomunicação. Entendemos que nosso serviço também é essencial, o que foi positivo, pois reforçamos parcerias e absorvemos hóspedes de outros hotéis”.

Segundo o diretor, os principais desafios foram as adaptações. Com o retorno do turismo de lazer, Ponta Grossa, que sempre performou com viés corporativo, vem atraindo famílias e turistas em busca de entretenimento. “É uma demanda que está acontecendo. Antes, a tendência era aliviar as escalas aos finais de semana. Hoje, a equipe é forte e estamos focando em feriados também. É um novo momento do turismo receber esse público”.

Entre os meses de maio e setembro, o hotel ficou no vermelho. De outubro em diante, os hóspedes voltaram a aparecer. Apesar da retomada, Wagner afirma que os próximos dois anos serão de recuperação. “Vamos deixar o negócio em dia. Recorremos ao governo com medidas e redução de jornadas, como fizeram a maioria dos empreendimentos”.

Sobre a trajetória do Planalto Select até aqui, o diretor se diz orgulhoso dos rumos que o negócio tomou ao longo dos anos. “É uma história gloriosa e com muitos momentos difíceis. Superamos as dificuldades com muita garra e agora nos destacamos novamente após um resgate bem sucedido”.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Planalto Select Hotel