Ainda que o estado de São Paulo assista a uma lenta retomada, o litoral paulista usufrui de bons números com o turismo doméstico, assim como abordado em reportagem anterior publicada pelo Hotelier News. Localizada em Caraguatatuba, a Pousada Port Louis aproveita o movimento no Litoral Norte após 99 dias de portas fechadas.

O empreendimento retornou em 1º de julho e desde então encontra um cenário surpreendente. “Muita gente resolvendo viajar para o Litoral Norte, pousadas com movimento bom, restaurantes também, e clientes ficando mais dias do que normalmente vemos nessa época do ano”, conta Luiz Vicente Tammaro, proprietário da hospedagem.

Logo no momento de abertura, a ocupação foi bem abaixo do normal. “Devido a termos reaberto no mês de julho, inverno, pandemia no auge, imaginávamos uma ocupação perto dos 20%, mas foi um mês surpreendente em que tivemos 40% de ocupação na média do mês. Bem abaixo dos 70% que costumamos fazer em julho, mas muito melhor do que imaginávamos”, comemora Tammaro.

Já o mês de agosto trouxe resultados similares ao ano anterior. “Mesma taxa de ocupação de um ano para o outro: 43%”, revela o proprietário. Setembro foi ainda melhor, ultrapassando os números de 2019. “Terminamos 2019 com 52% de ocupação em setembro e em 2020 perto dos 65% de ocupação”.

Port Louis: retomada do prejuízo

Hoje, a pousada se prepara para recuperar os valores perdidos ao longo dos três meses de portas fechadas. “2020 não será um ano bom, mas dará para recuperar um pouco”, analisa Tammaro. “Não tudo, mas um pouco recupera sim. Com o turismo internacional parado, dólar, euro e libra em alta, Nordeste com restrições ainda, o turismo regional deve crescer bastante e nos ajudar”.

Como estratégia para gerar movimento, a pousada fez promoções para atrair clientes para datas futuras. “Deu muito certo e conseguimos garantir reservas”, conta o proprietário. “Hoje, trabalhamos com um preço justo. Não fizemos grandes reajustes e nem elevamos o preço para recuperar o tempo parado”.

Sobre guerras tarifárias, a pousada mostra um posicionamento de oposição. “Não acredito que essa seja a postura de hotéis, quem quiser elevar muito o preço para recuperar o que perdeu, acredito que vai sofrer ainda mais”, argumenta Tammaro. “Hoje o cliente está pesquisando muito, se informando bem e reservando em cima da hora. Agora é o momento de fidelizar ainda mais o hóspede”.

Quanto ao público da retomada, o empreendimento aproveita o movimento do home office e aulas à distância. “Com escolas ainda paradas e aulas online, temos recebido muitas famílias e casais aqui”, comenta o proprietário. “Até mesmo pessoas que precisam de home office têm vindo e, na hora que precisam, usam nosso wifi, fazem a reuniões e depois voltam para a piscina/praia para aproveitar”, finaliza.

Para impulsionar a retomada, a Port Louis ainda aposta em modelo timeshare. A demanda foi desenvolvida durante a pandemia como uma alternativa para o empreendimento. Agora, a operação hoteleira passa a migrar para a venda de frações, alternativa ainda pouco utilizada na região de Caraguatatuba.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Pousada Port Louis