sexta-feira, 31/outubro
InícioNEGÓCIOSMercadoPousada Samba Pa Ti faz da exclusividade sua carta na manga para...

Pousada Samba Pa Ti faz da exclusividade sua carta na manga para segmentação

A Praia do Patacho, na paradisíaca Rota Ecológica dos Milagres, em Alagoas, é um convite à exclusividade. E, ao se aprofundar em perfil de público, a Pousada Samba Pa Ti fez desse potencial sua estratégia. As reservas, feitas majoritariamente por casais, foram o divisor de águas para o empreendimento mudar seu posicionamento e suas políticas de hospedagem.

Em entrevista à reportagem do Hotelier News, Clemente Coutinho, proprietário da pousada, conta que, desde o início da operação, em 2015, o público adulto é predominante na ocupação. “Eles vêm em busca da tranquilidade e do sossego que o nosso espaço proporciona”, pontua.

Nos primeiros anos de atividade, a Pousada Samba Pa Ti recebia famílias com crianças. Porém, Coutinho notou que a maior demanda era por exclusividade, tranquilidade e silêncio. “Fizemos uma alteração e delimitamos as reservas para crianças com mais de 10 anos. Assim como qualquer mudança, existiram desafios para explicar às pessoas sobre a alteração da faixa etária, mas entendemos que definir o público nos faz prestar um serviço mais direcionado e personalizado, com excelência e qualidade”, analisa o proprietário.

E os resultados do empreendimento não mentem: a segmentação fez sentido e manteve os indicadores nas alturas. Em 2024, a pousada registrou 63,60% de ocupação, com diária média de R$ 1,7 mil e RevPar em R$ 1,2 mil.

“Nosso maior número de hóspedes vem da região Sudeste, sendo São Paulo o campeão. Em 2024, notamos uma maior procura de turistas de estados como Tocantins, Mato Grosso e Minas Gerais. Outro público recorrente vem de Brasília pela proximidade, apenas 2h20 de voo”, reforça Coutinho.

Pousada Samba Pa Ti - Bangalo
Pousada conta com 15 bangalôs

ESG e perspectivas futuras

Com 15 bangalôs em sua oferta, sendo 10 deles com piscina privativa e um estúdio, a Pousada Samba Pa Ti destina cerca de 5% de seu faturamento a melhorias e atualizações estruturais.

“Para 2025, acabamos de inaugurar uma adega com diversos rótulos. Ainda no primeiro trimestre, prevemos a inauguração de uma academia com equipamentos de ponta e um espaço para yoga”, conta o proprietário.

A pousada possui restaurante próprio, além de um bar de praia exclusivo, onde drinks, petiscos e refeições são servidos na areia ou no deck da piscina.

Já as iniciativas ESG contemplam painéis fotovoltaicos para produção de 100% da energia consumida. Na gastronomia, 99% das bebidas consumidas pelos hóspedes são em embalagens de vidro. Todo material plástico, papelão e vidros são destinados à reciclagem. “Contratamos mão de obra local para a realização das alterações na pousada e buscamos nos adequar de acordo com o nosso perfil de empreendimento”, explica Coutinho.

Para o executivo, 2025 será um ano desafiador devido aos preços das passagens aéreas. Por outro lado, Coutinho aposta no desejo do brasileiro por viagens. “Estamos confiantes que atingiremos as metas traçadas, incluindo as melhorias para atrair o cliente. A Rota dos Milagres, onde está localizada a Pousada Samba Pa Ti, tem se consolidado como um destino turístico de luxo e exclusividade, justamente o nosso público alvo procura”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Pousada Samba Pa Ti

Feira Messe FRankfurt no exteriror
Clube de assinaturas de pontos da rede ACCOR